Explorando o Universo da Consultoria de Processos: Tudo o Que Você Precisa Saber
Para podermos entendermos melhor o que é uma consultoria de processos devemos entender quais são seus objetivos e quais os benefícios que ela trará para sua vida empresarial. As principais funções de uma consultora é oferecer serviços e ajuda na organização e otimização de processos internos de uma empresa, sendo formada por grupos especialistas de profissionais na área, tendo foco em diversos aspectos empresariais.
Você já se perguntou como determinadas empresas conseguem se aprimorar, tanto seus processos industriais quanto seus processos internos se tornando ainda mais eficiente em seu ramo de trabalho? Neste artigo iremos abordar e explorar o mundo das consultoras de processos e entendermos o quanto são valiosas para o mundo empresarial, com isso iremos entender melhor quais são os seus objetivos e o que envolve toda a consultoria prestada às empresas.
O que é consultoria de processos?
As consultorias de processos são realizadas por empresas que prestam um serviço especializado, visando diversos objetivos, incluindo a redução de custos operacionais, aumento da eficiência, melhoria na qualidade dos produtos ou serviços e a satisfação do cliente. Isso é realizado por um grupo de especialistas na área de atuação que trabalham para identificar, analisar e otimizar o fluxo de trabalho, promovendo assim uma gestão com uma organização mais eficaz possível.
Para que os serviços prestados por essas empresas sejam da melhor forma possível, elas utilizam das diversas metodologias na execução, que se destacam:
– Six Sigma: é um conjunto de técnicas de gestão de qualidade que visa aprimorar os processos organizacionais, reduzir defeitos e padronizando sua qualidade nos produtos ou serviços ofertados por uma empresa, utilizando os dados obtidos do ciclo DMAIC.
– Lean Manufacturing: criada na década de 1940 no Japão pela Toyota, essa metodologia tem o seu foco na eliminação de desperdícios e na maximização dos processos através de uma análise na empresa buscando produzir apenas o necessário, aprimoramento dos processos e na criação de um fluxo contínuo das operações.
– BPM: é uma abordagem sistemática para melhorar a eficiência e adaptabilidade dos processos organizacionais. Para que isso seja feito, primeiro é realizado uma análise detalhada dos processos já realizados dentro da empresa e com isso são gerados gráficos e fluxogramas para melhor entendimento e a partir deste ponto é analisado detalhadamente como será possível otimizar, automatizar ou se possível um redesenho do processo visando a melhorar do processo.
– ISO: essa metodologia se refere a um conjunto de normas internacionais que estabelecem instruções e orientações para os diversos aspectos de gestão empresarial.
Algumas dessas normas abordam temas como melhorias contínuas, satisfação do cliente, os impactos ambientais, seguranças operacionais para os trabalhadores e segurança e proteção das informações de uma empresa.
Como agora já entendemos melhor como são as metodologias utilizadas por empresas de consultoria, devemos entender agora de que maneira elas são abordadas durante o desenvolvimento do serviço. O processo das consultorias é dividido em etapas e inicialmente é realizado um mapeamento e identificação de possíveis áreas que possam ser atualizadas para uma possível solução. A partir do mapeamento feito anteriormente é realizado uma análise minuciosamente na intenção de identificar possíveis gargalos, ineficiência no processo ou possíveis problemas que possam ser solucionados e melhorados. Com tudo isso, será então criado uma solução estratégica personalizada considerando as metas e as necessidades que a empresa os apresentou, então será colocado em prática o plano estratégico formulado pela equipe especialista que também irá auxiliar com toda a adaptação da empresa com esse novo plano e acompanhar seus futuros resultados na intenção de que a forma que está sendo realizado está tendo o resultado previsto.
Os benefícios que um serviço de uma empresa de consultoria pode oferecer são dos mais diversos e podem melhorar sua empresa em diversos aspectos como uma redução de tempo e recursos que são desperdiçados durante uma produção não eficiente. Podem trazer uma redução nos custos por conta da eliminação de atividades desnecessárias e uma melhoria na qualidade dos produtos através da padronização e aprimoramento dos processos. E sendo um dos principais benefícios a satisfação do cliente que após a melhoria dos processos e a redução dos custos desnecessários isso possa se traduzir em clientes mais satisfeitos.
Apesar de diversas soluções e métodos que uma empresa de consultoria pode oferecer, devemos também estar ciente dos diversos desafios que uma empresa desta pode enfrentar durante o processo de solução de seus problemas. Os desafios mais comuns são encontrados durante a implementação das mudanças nas empresas que podem ser culpa da resistência interna, falta de recursos e a necessidade de treinamentos dos profissionais que atuam no processo e resolver esses desafios é crucial para o sucesso da consultoria de processos.
Com a intenção de melhorar ainda mais os métodos e as ferramentas utilizadas para a resolução dos problemas, as empresas de consultoria de processos estão se atualizando tecnologicamente na intenção de se utilizar dos melhores meios, sendo eles, os softwares de gestão, as I.A. e ferramentas que automatizam de processos, facilitando assim ainda mais a conclusão dos trabalhos e resultando em um serviço ainda mais completo e seguro para as empresas que contrataram seus serviços de consultoria.
A partir de todo o conteúdo que vimos anteriormente sobre como é composta uma empresa de consultoria, como ela atua no mercado, seus benefícios e seus principais desafios, agora temos que saber como identificar e escolher a empresa que mais se adequa ao perfil de sua empresa. Para isso, podemos analisar os antecessores da empresa escolhida, como seus antigos trabalhos concluídos e de que forma foram concluídos e de que maneira isso impactou a empresa que foi prestada o serviço, e também devemos considerar a metodologia que eles atuam e se é a mais adequada ao problema enfrentado pela sua empresa, assim poderemos encontrar a empresa de consultoria de processos com o melhor perfil para seus problemas e soluções.
Em um mundo empresarial dinâmico, a consultoria de processos se torna uma ferramenta valiosa para organizações que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar. Ao entender o que faz uma consultoria de processos e como ela pode moldar o futuro de uma empresa, estamos preparados para abraçar a inovação e a eficiência, criando um caminho sólido para o sucesso empresarial.
Como a ConsultEQ pode te ajudar?
Tendo em vista tudo que foi abordado sobre o que é e o que faz uma empresa de consultoria de processos a ConsultEQ é uma empresa júnior com mais 10 anos de mercado, tendo uma alta experiência em auxiliar empresas no mercado a se desenvolverem e crescerem em seus processos e organizações internas, para que sua empresa continue crescendo de forma certa e sem empecilhos. Entre em contato conosco e agende uma visita para nos conhecer melhor e para que possamos te ajudar!
Fontes
Hammer, Michael, and James Champy. “Reengineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution.” Harper Business, 1993. (02 de janeiro de 2024)
Rother, Mike. “Toyota Kata: Managing People for Improvement, Adaptiveness and Superior Results.” McGraw-Hill Education, 2009. (02 de janeiro de 2024)
Harrington, H. James. “Business Process Improvement: The Breakthrough Strategy for Total Quality, Productivity, and Competitiveness.” McGraw-Hill Education, 1991. (02 de janeiro de 2024)
Davenport, Thomas H. “Process Innovation: Reengineering Work Through Information Technology.” Harvard Business Press, 1993. (02 de janeiro de 2024)
Bicheno, John, and Matthias Holweg. “The Lean Toolbox: The Essential Guide to Lean Transformation.” Picsie Books, 2009. (02 de janeiro de 2024)
ISO.org – Site oficial da International Organization for Standardization (ISO) para informações sobre as normas ISO, incluindo ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras. (02 de janeiro de 2024)
Escrito por Rafael Custodio Martins da Silva