You are currently viewing Dicas para começar o seu negócio do zero

Dicas para começar o seu negócio do zero

Entenda os principais pontos para iniciar o seu negócio!

Nos últimos anos, ficou notório a grande quantidade de pessoas que iniciaram no empreendedorismo. Ainda mais em um contexto de pandemia, em que houve o surgimento de diversas formas optativas de garantir uma renda passiva, houve o surgimento exponencial de negócios virtualmente ou e-commerce, porém não fica restrito somente a isso, o empreendedorismo tem avançados por diversas áreas distintas.   

Porém, nesse sentido, iniciar um novo comércio não é algo simples, muita das vezes a falta de conhecimento torna-se um obstáculo considerável para os iniciantes empreendedores, fazendo com que os mesmos desistam de seus objetivos. Contudo, não existe uma receita clara e objetiva a ser seguida que garanta o sucesso de seu negócio, porém existem algumas dicas que podem te auxiliar no desenvolvimento inicial do seu negócio.

 

Aprimore a sua ideia antes de iniciar.

Atualmente, é muito comum ouvir pessoas dizerem “Meu negócio vai ser do que?”, geralmente as pessoas iniciam algo somente pelo fato de um nicho específico ser mais propício naquele momento específico. Essa ideia é algo errado, devemos iniciar o nosso negócio com algo que realmente gostamos, somente pelo fato de estar atuando com aquilo que você gosta faz com que a sua ideia amadurecer mais e consequentemente, tornará mais fácil colocá-la em prática.

Elon Musk sempre foi apaixonado em ficção científica, isso fez com que o mesmo inovasse no ramo automobilístico, sua ideia tornou-se um diferencial no mercado .

 

    • Estruture um plano de negócio e um planejamento financeiro

A princípio, uma das ferramentas mais importantes antes da abertura do seu negócio é a estruturação de sua ideia. Nesse sentido, devemos antes de iniciar, definir os objetivos da empresa(Uma das ferramentas que grandes empresas utilizam nessa etapa são os OKR’s (Objective and Key Result), o capital de abertura, a análise do mercado e da concorrência do mesmo nicho, e o quão efetivo vai ser o oferecimentos dos serviços do negócio para os futuros clientes.

Por outro lado, é comum vermos diversas pessoas começando o seu negócio para posteriormente, entender a necessidade do seu cliente, esse fato caminha no sentido oposto do sucesso, o correto seria você desvendar e entender mais a fundo sobre os seus leads (potenciais clientes) e iniciar suas atividades.

Sob o mesmo ponto de vista, outro fato que pode auxiliar no desenvolvimento é a questão no networking (ação de formar, ativar e manter uma rede de contatos em movimento, trocando informações e entregando valor para quem você conhece.), quanto mais contatos possuir, maior será a possibilidade de encontrar parceiros para o seu negócio e também, mais ideias inovadoras serão destinadas para impulsionar o seu negócio.

Diante disso, é visível que uma pesquisa estratégica sobre seu público-alvo e a viabilidade financeira perante seu capital, são características extremamente importantes para o início de seu negócio. A ConsultEQ, atualmente, realiza serviços nessas duas etapas de significância, pode-se entender com mais ênfase sobre essas características em:

 

 

 

Burocracia atrelada ao seu negócio:

    • Condições para a abertura do seu negócio

Às vezes, a burocracia é sinônimo de “dor de cabeça” para os principiantes no empreendedorismo, devido a excessiva quantidade de etapas e documentos necessários para a abertura. Diante disso, temos algumas dicas que podem auxiliar para evitar esse estresse desnecessário sofrido por muitos.

Cada empresa possui um determinado regime correto a ser seguido, portanto pesquisar antes em sites de sua cidade é extremamente benéfico. Recomendamos, que você anote de forma cronológica todas as etapas para guiar, pode-se citar algumas aqui que são relevantes no geral, como: Registo em Cartório Civil, Contrato Social, CNPJ, Cadastro na Previdência Social, entre outros. Analogamente a isso, a etapa final consiste na obtenção de todos os alvarás necessários e licença de funcionamento atrelada à Prefeitura.

Conforme o texto supracitado, o site do SEBRAE( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza os documentos para o registro necessários, de forma mais detalhada.

    • Programe o custo de abertura

Da mesma forma dos parágrafos supracitados, alguns documentos para a abertura exigem custos consideráveis, como emissão de declarações, documentações, registro de marca, entre outros. Portanto, fazer um estudo antecipadamente antes desses gastos é algo de extrema importância.

 É válido ressaltar outro ponto, contratar um profissional de contabilidade é a maneira mais fluida de iniciar seu negócio, pois são pessoas que possuem um alto nível de capacitação nessas determinadas situações, isso de certa forma vai fazer com que todas as etapas sejam resolvidas de forma adequada e simplificada. 

 

Investimento em Marketing:

    • Marketing

Alguns empreendedores possuem uma perspectiva não positiva do marketing e devido a isso, não usufruem do fruto que essa ferramenta pode trazer para o negócio. Atualmente, temos diversos ramos de marketing que estão sendo consideravelmente efetivos para empresas, um deles é o marketing digital (ações de comunicação por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos).

Do mesmo modo, a internet é movida em rede, essa característica possibilita ter acesso a qualquer pessoa do mundo a qualquer momento específico, isso deve ser visto como a chave essencial para os negócios emergentes.

O objetivo do marketing é captar potenciais leads, os chamados prospects. Atraindo-os para conhecer seus produtos e serviços, conduzindo-os para o seu chamado funil de vendas. Então, diante de todas essas informações, é válido deixar um site que possui informações mais detalhadas sobre esse “precioso” caminho, o marketing digital.

Imagem panorâmica ilustrativa do processo envolvido no marketing digital.

 

Plataformas de CRM:

    • Controle e gestão dos processos:

Atualmente, é evidente que quando detemos informações de todo o nosso processo fica mais fácil de tomar decisões assertivas. Desse modo, ter um local onde todas as informações estão detalhadas e reunidas é de fundamental importância para a tomada de decisões estratégicas e um melhor desempenho do negócio. Então, possuímos algumas plataformas que realizam essa atividade de forma online e prática, os CRM’s(Customer Relationship Management), esses foram desenvolvidos para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.   

De forma mais geral, pode-se listar os benefícios dessas plataformas de CRM da seguinte maneira:

    • Comunicação entre equipes(maior produção);

    • Integração entre Marketing e vendas (Maior taxa de conversão em vendas);

    • Armazenamento de informações (Todas as informações de clientes, empresariais em apenas um local);

    • Organização de tarefas e atividades (Cada membro da equipe tem em sua cabeça suas atividades a serem feitas de forma mais dinâmica e prática);

    • Tomadas de decisões estratégicas (Decisões assertivas baseadas em indicadores estatísticos).

 

Gostou de todas as dicas para iniciar seu negócio?

Depois de todas essas dicas extremamente valiosas para o início de seu negócio, que tal começar a tirar suas ideias do papel e torná-las realidade de uma maneira simplificada e rápida?

A ConsulEQ é um Empresa Júnior que realiza consultoria na área de Engenharia em empresas, entidades e na sociedade no geral. O nosso time tem experiência no desenvolvimento de Análise de Viabilidade Técnica, Econômica e Pesquisa de Mercado, permitindo um diagnóstico completo da sua ideia e permitindo um olhar técnico e estratégico sobre o futuro investimento.

Contamos com preços acessíveis e com uma equipe especializada em propor soluções inovadoras e eficazes para o seu negócio

 

Escrito por Thiago Melo