You are currently viewing Conservação de alimentos: saiba como esse estudo potencializa o seu negócio

Conservação de alimentos: saiba como esse estudo potencializa o seu negócio

A conservação de alimentos é uma técnica utilizada por empreendedores do ramo de produção alimentícia com o objetivo de aumentar o tempo de vida de prateleira de um produto. Entende-se por vida de prateleira, o tempo de vida útil em que um produto alimentício perecível está em condições de ser consumido.

Dentre os fatores que aceleram a degradação dos produtos, podemos citar a umidade, temperatura, bactérias, oxigênio e até efeitos de luz. E a conservação existe para retardar esses processos.

Apesar de que todos devem saber armazenar os produtos perecíveis de forma correta em suas casas, é muito importante que os empreendedores desse setor estejam familiarizados com algumas técnicas.

Esse conhecimento é importante para evitar prejuízos e desperdícios, resguardar a saúde do consumidor e aumentar a competitividade do produto no mercado.

Sabemos que, “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% dos alimentos produzidos são perdidos por deterioração.”

Existem vários métodos de conservação, mas qual é o mais adequado? Continue lendo pois é justamente isso que iremos discutir nesse texto para te ajudar a escolher o melhor!

Métodos de conservação de alimentos

Por controle de umidade

O controle de umidade é um método que retira grande parte da água presente no alimento, diminuindo a atividade de água. A retirada da água dificulta o crescimento dos microrganismos e bactérias, retardando os efeitos negativos que eles podem causar no alimento.

Dentre os métodos utilizados, podemos citar a secagem natural, a liofilização e a desidratação.

A secagem natural ocorre pela retirada da umidade de forma natural e, normalmente, realiza-se em locais com temperaturas mais elevadas. Por ser um processo natural, possui um baixo custo.

A desidratação é um processo de secagem artificial, por meio do qual se utiliza uma corrente de ar quente para retirar a água dos alimentos.

Já no processo de liofilização, retira-se a água de produtos congelados por meio de sublimação, ou seja, passa do estado sólido direto para o gasoso.

Pelo calor

O tratamento térmico de forma adequada pode ajudar na conservação do alimento. Existem dois tipos de tratamento, sendo eles a esterilização e a pasteurização.

A esterilização utiliza temperaturas muito elevadas para eliminar todo tipo de microrganismo presente no alimento, incluindo os esporos. Entretanto, os alimentos podem sofrer variações nas suas propriedades organolépticas.

O processo de pasteurização também submete o alimento a temperaturas elevadas, seguido de um rápido resfriamento. É um método eficiente pois elimina os microrganismos e não compromete as propriedades organolépticas.

Pelo frio

Em contrapartida ao tratamento térmico pelo calor, aqui os alimentos são submetidos a temperaturas muito baixas, o que diminui a deterioração e retarda o envelhecimento dos produtos.

Os métodos principais são a refrigeração e o congelamento.

O resfriamento ocorre em temperaturas abaixo da temperatura ambiente em que os microrganismos tendem a diminuir ou até mesmo inibir as suas atividades.

É importante ressaltar que nesse processo não ocorre o congelamento do alimento e que cada produto necessita de uma temperatura de resfriamento diferente.

Já no processo de congelamento a água presente no alimento se encontra no estado sólido e a atividade dos microrganismos são inativadas, prolongando ainda mais a vida útil do alimento.

Por uso de aditivos

Segundo a Anvisa, é considerado um aditivo químico toda e qualquer substância que não detém valor nutricional, sendo introduzida para modificar, preservar e intensificar as características dos alimentos.

Eles são adicionados durante a fabricação, processamento, tratamento, armazenamento, transporte e nas mais diversas etapas de produção de um alimento.

Além disso, eles podem atuar como acidulantes, conservantes, espessantes e antioxidantes, mas também são capazes de colorir, adoçar e acentuar o sabor dos alimentos.

  • Conservantes:

Os conservantes são substâncias que diminuem a ação de microrganismos deteriorantes e patogênicos e prolongam a vida útil do alimento.

Além disso, eles controlam variáveis como temperatura, pH e umidade.

Então, o ponto de partida para um processo de conservação ideal é o recebimento de matérias-primas de boa qualidade.

Existem alguns critérios para escolhermos um conservante. Dentre eles estão o tipo de organismo a ser inibido, a facilidade de manuseio, o impacto no paladar, o custo e sua eficácia.

Nós podemos identificá-los pelo Sistema Internacional de Numeração de Aditivos (INS).

Todos os alimentos, praticamente, possuem conservantes, mas os que possuem em maior quantidade são: margarina, carne, queijo, pão e laticínios.

  • Desvantagens dos conservantes:

Por trás dos benefícios dos conservantes, também podemos identificar algumas desvantagens dependendo da situação.

Um exemplo é o aumento do risco de doenças inflamatórias no intestino, de desordens metabólicas e de obesidade.

Além disso, eles podem causar distúrbios, intoxicação e, em casos muito extremos, até câncer com as substâncias ácido benzoico e nitrito ou nitrato de sódio (em altas concentrações).

Por selamento

Além dos métodos utilizados no próprio alimento, existem métodos de conservação voltados para o tipo de embalagem do alimento, são eles o selamento a vácuo e a atmosfera modificada.

O método de selamento a vácuo consiste na retirada de todo o ar no interior da embalagem, evitando o contato direto com o oxigênio do ambiente.

Já a atmosfera modificada consiste em retirar o ar ambiente das embalagens e substituí-lo por uma mistura de compostos sem a presença do oxigênio, mantendo assim, o volume da embalagem.

E qual método devo escolher?

Primeiramente é preciso entender que cada alimento possui as suas particularidades, o que faz a efetividade do método variar em relação a cada produto.

Além disso, é possível combinar diferentes métodos para aumentar ainda mais a efetividade da conservação, desde que o custo benefício seja mantido.

Por isso, o primeiro passo é entender essas particularidades do seu produto e testar os métodos para encontrar aquele que se adeque melhor ao produto e tenha um preço acessível.

A ConsultEQ pode te ajudar!

 A ConsulEQ – Soluções e consultoria em Engenharia Química, é uma empresa júnior que realiza consultoria na área de Engenharia em empresas, entidades e na sociedade no geral. 

O nosso time possui vasta experiência em serviços relacionados ao Shelf test ou aumento de validade de produtos do setor alimentício. 

Podemos te ajudar a aumentar a validade dos seus produtos de forma estratégica e inovadora, para você começar um novo empreendimento com produtos atrativos, rentáveis e mais competitivos para o mercado.

Contamos com preços acessíveis e com uma equipe especializada em propor soluções inovadoras. Além de toda a infraestrutura que a universidade oferece e o suporte dos professores especialistas na área.

Caso tenha interesse em aumentar a validade do seu produto, podemos lhe auxiliar com excelência.

Entre em contato conosco e vamos aumentar a validade do seu produto, tornando-o mais atrativo para o seu novo negócio juntos!