You are currently viewing Anvisa: Desvendando a tabela Nutricional

Anvisa: Desvendando a tabela Nutricional

 

Esteja por dentro das atualizações mais recentes que impactam diretamente a indústria alimentícia e a sua saúde, com as novas determinações de confecção de tabela nutricional dos alimentos. Além disso, saiba como essas mudanças impactam a sua alimentação, desvendando os segredos por trás dos rótulos. 

 

 

Você já notou que, ao longo dos anos, a tabela nutricional passou por diversas alterações? De fato, o objetivo dessas mudanças é fornecer informações cada vez mais precisas e relevantes aos consumidores, permitindo, assim, uma escolha consciente dos produtos que levamos à mesa.

Uma das áreas de foco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) , sem dúvida, a constante atualização da tabela nutricional presente nos rótulos dos alimentos. Isso ocorre com o propósito de garantir a regulamentação e monitoramento dos alimentos consumidos pela população, buscando, assim, assegurar a saúde e o bem-estar de todos.

 

A importância da Tabela Nutricional

A tabela de nutrientes confirma o que estará presente na alimentação, permitindo que ela seja feita de forma mais segura e saudável, além disso, facilita o acesso do consumidor às propriedades nutricionais presentes, pois indica quantidade de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, valor energético. Nesse sentido, aumenta a credibilidade do produto, uma vez que essas informações sejam claras e que os consumidores consigam compreendê-las, esse fato pode inclusive facilitar sua circulação ou escolha entre ele ou outra marca. 

Ademais, os indivíduos estão cada vez mais interessados no que estão consumindo, quais nutrientes estão presentes e como isso pode influenciar na sua saúde, resultado de discussões e de informações sobre o quanto a alimentação é um fator importante, através dessa reflexão mais pessoas começaram a ler a tabela nutricional presente nos produtos. Portanto, quando o consumidor tem um objetivo específico como quantidade de carboidrato naquele alimento, esse rótulo torna possível esse acesso. 

Sendo assim, a tabela nutricional indica para o cliente o que ele estaria consumindo, fator que pode ser decisivo na escolha do produto em questão, tanto a forma como essa informação é apresentada, quanto a credibilidade presente com informações detalhadas e com quantidade certa de cada teor são pontos a serem considerados pelos consumidores. O rótulo pode, então, ser considerado um elo de comunicação entre o produto e o consumidor, assim facilita o acesso a informações detalhadas e precisas, as quais tornam a escolha do cliente mais consciente e segura.

As mudanças

Uma das mudanças, nesse sentido, foi a inclusão de informações sobre os açúcares adicionados nos alimentos. Anteriormente, apenas os açúcares naturais presentes nos alimentos eram listados. No entanto, atualmente, a tabela também informa sobre a quantidade de açúcares adicionados durante o processamento e fabricação do produto. Dessa forma, os consumidores podem identificar alimentos com alto teor de açúcar, mesmo que aparentam ser saudáveis.

Ademais, outra mudança importante é a atualização das porções de referência. Anteriormente, as porções eram baseadas em valores médios, muitas vezes não refletindo o consumo real das pessoas. Contudo, a Anvisa adotou porções de referência mais realistas, alinhadas com as quantidades normalmente consumidas. Essa atualização tem como objetivo, facilitar a comparação entre diferentes produtos e evitar confusões relacionadas às quantidades de nutrientes.

 

A ANVISA

A Anvisa desempenha um papel crucial na garantia de informações precisas e confiáveis na tabela nutricional. Para isso, ela estabelece regulamentações que as empresas devem seguir ao rotular seus produtos alimentícios, incluindo como as informações nutricionais são apresentadas. Além disso, a agência realiza pesquisas e avaliações científicas para embasar as mudanças e atualizações na tabela, levando em consideração as necessidades e demandas dos consumidores.

A divulgação adequada da tabela nutricional é um passo importante para combater problemas de saúde pública, como a obesidade e doenças relacionadas à alimentação. Por meio dela é possível fornecer informações claras sobre os alimentos, a agência ajuda a conscientizar a população sobre hábitos alimentares saudáveis, incentivando escolhas mais informadas e equilibradas.

 

A tabela nutricional é uma ferramenta valiosa para os consumidores e deve seguir as recomendações da Anvisa para torná-la ainda mais relevante para a saúde e bem-estar da população. É essencial que os consumidores se familiarizem com a tabela nutricional e utilizem essas informações para fazer escolhas alimentares conscientes, promovendo uma vida saudável e equilibrada.

Deixe a ConsultEQ te ajudar

Agora que você conhece os benefícios da tabela nutricional, é hora de implementá-la em seus produtos! Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a na execução dessa tarefa