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Descubra tudo por trás da criação de um Produto

Se você quer formular seu próprio produto e tem medo de perder dinheiro ou não sabe por onde começar, saiba que mesmo sem uma área de Pesquisa e Desenvolvimento é possível criar e formular um novo produto. 

O P&D é responsável por captar informações e levantar dados sobre mercado, clientes, tecnologias, inovação e novas tendências. Os dados levantados servem para o desenvolvimento de novas soluções e produtos para o negócio. Identificando necessidades, tendências e tecnologias disponíveis, é possível a estruturação de processos para a ideação de novos projetos.

Existem diferentes tipos de novos produtos que uma empresa pode formular, dentre eles: Produtos novos para o mundo os quais são revolucionários e baseados em pesquisas e inovação aberta, que usam tecnologias novas para desenvolver invenções e soluções que não existam. Novas categorias da marca no qual o produto será novo para determinada marca e não novidade para o mercado. 

Passo a passo da formulação de um novo produto:

1. Defina o conceito do produto: 

Um produto é tudo aquilo que satisfaz um desejo ou uma necessidade, o mais importante dele é o serviço prestado. Um produto é a síntese do que o vendedor pretende e o que o consumidor recebe.

O consumidor não compra o produto e sim a sua expectativa de benefício. Por isso, para formular um produto do zero o primeiro e mais importante passo é definir o conceito. Através da coleta de informações, analise de dados de tendência e pesquisa de interesse dos consumidores é possível definir o conceito. 

Outro ponto importante é alinhar o conceito às expectativas do seu usuário em potencial de uma forma embasada e sem vidências e achismos. O produto é algo que as pessoas compram, se não vende, não é produto. 

2. Descreva o briefing a partir do conceito:

Briefing é um documento que servirá como um guia durante a execução do projeto, nele temos uma série de informações como: dados da empresa, mercado no qual ela atua, público alvo e os objetivos do projeto. Assim, com esse documento as equipes envolvidas têm um direcionamento claro para realizar o trabalho e plano de ação.

O briefing é importante para a organização dos trabalhos, afinal reúne todas as informações relevantes para o desenvolvimento do projeto. O seu conteúdo pode ser segmentado por equipes facilitando cada setor cumprir o seu papel e chegar no resultado final.

Além disso, ele é importante para que as expectativas sejam atendidas de maneira precisa, pois, conhecendo a empresa, o mercado, o público alto e os objetivos é possível ser assertivo nas tomadas de decisões

3. Teste de formulação:

Com o briefing em mãos é a hora de começar os testes em laboratório. Caso encontre um produto similar pode-se usar como base, caso não encontre pode usar um concorrente como base, mas sem copiar. Se não houver concorrência inicie com um produto de mercado similar e vá ajustando.

É importante observar a lista de ingredientes, restrições e estudar as exigências da legislação envolvida nesse produto, além disso a rotulagem, balanço de aditivo e custo são imprescindíveis. 

Posteriormente inicia-se a formulação em bancada até ficar satisfatória através de testes como a análise da quantidade de sal, acidez, coloração, aroma, sabor entre outros parâmetros. Os ajustes nesta etapa de bancada auxiliam a poupar ingredientes necessários para fazer um teste piloto e industrial. O ideal é levar para o teste industrial aquilo que já se tem uma probabilidade boa de sucesso.

4. Avalie riscos à segurança:

A palavra risco está diretamente relacionada à incerteza, um acontecimento futuro, incerto, que pode tanto ser positivo quanto negativo. Ao formular um produto é necessário fazer o estudo do risco tanto ao se formular quanto risco do resultado formulado. É de extrema importância fazer a análise de risco da formulação e processos. Quem desenvolve produtos, antes de mais nada precisa de um olhar sistêmico sobre todas as etapas de produção que envolva a transformação daquelas matérias-primas em um produto acabado. Para alcançar o melhor resultado final possível o cuidado com desenvolvimento de cada etapa de forma segura é imprescindível. Por exemplo, algumas indústrias precisam ter cuidados ainda maiores coma segurança durante a produção, como a indústria alimentícia e a de cosméticos, afinal um erro durante o processo pode causar sérios danos aos consumidores.  

5. Teste da formulação em planta industrial:

Durante o teste procure ajuda na produção e coloque o produto para rodar em grande escala, outro ponto importante é realizar um alinhamento entre a produção e qualidade. Alguns dos objetivos deste teste é realizar as medições de processo, como a produtividade, rendimento, velocidade, temperatura e tempo, por exemplo. Amostras dos produtos intermediários e finais, para gerar relação entre as condições dos produtos. Ademais, fotos e vídeos, caso sejam permitidos, auxiliam a ter noção do que aconteceu durante cada teste e com esses registros visuais mostrar o comportamento do produto em processo. 

6. Documente o processo:

Coletar dados e documentá-los é de extrema importância durante o processo de formulação e desenvolvimento de um produto. Por fim, havendo um resultado positivo para formulação industrial, uma série de entregas relacionadas à fórmula, ao processo, às rotinas de saída e as de entrada são necessárias realizar.

7. Acompanhe as primeiras produções e faça ajustes:

Até que o produto se estabilize é necessário o acompanhamento industrial onde decisões importantes sobre faixas de liberação, por exemplo, serão tomadas. Para liberação dos produtos é necessário registrar as conclusões e juntar documentos, logo após a finalização do mapeamento das flutuações aceitáveis para os produtos.

8. Verifique e valide seu processo de desenvolvimento:

Caso a produção esteja estabilizada e o produto esteja saindo como o planejado chega-se a última etapa: validação. Nesse sentido, garante-se que as etapas adotadas atendem ao briefing de modo adequado e suficiente. Além disso, averiguar se o processo de pesquisa e de desenvolvimento da empresa é adequado para os objetivos.

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