You are currently viewing Indústria 4.0: A nova geração

Indústria 4.0: A nova geração

Qual a atuação da Indústria 4.0 nos dias atuais?

Muito se fala, nos tempos atuais, sobre a tão famosa Indústria 4.0, conhecida, e também denominada como um fenômeno, sendo este, o fenômeno da Quarta Revolução Industrial. Essa revolução carrega consigo elementos quase que totalmente pertencentes ao nosso cotidiano social e industrial, tais como: inteligência artificial, robótica, automação, armazenamentos em nuvem, dentre outros. 

 

A indústria 4.0 está entrando em cena de maneira muito veloz, com objetivos de revolucionar o mercado atual. de modo que os meios convencionais aplicados pelas empresas  atinjam uma qualidade muito maior, nas áreas de produção, aprimoração e distribuição de seus produtos, com erros e tempo aplicado bem menores, o que proporciona um maior rendimento para o setor. 

Mas afinal, o que é Indústria 4.0? 

A indústria 4.0 é a denominação dada ao setor industrial que realiza a aplicação das tecnologias mais eficientes e modernas, encontradas no mercado, visando a produção de bens de consumo. Como exemplos dessas tecnologias, temos a inteligência artificial, a internet das coisas, big data, sensores avançados de altíssima precisão, dentre diversos elementos tecnológicos capazes de sofisticar e otimizar o setor de produção. 

 

Logo, temos que tal indústria se trata de um aprimoramento e um aperfeiçoamento contínuo das máquinas presentes no setor industrial, desde a tão conhecida Primeira Revolução Industrial, marcada pela criação e aplicação da máquina a vapor e o tear mecânico nos anos de 1700, a Segunda Revolução Industrial, marcada pelo aproveitamento da eletricidade elétrica, em meados do século 20. A Terceira Revolução Industrial foi definida pela aplicação dos computadores, após a Segunda Guerra Mundial. O que faz jus a denominação de Quarta Revolução Industrial.

Qual a importância e os pilares dessa indústria? 

A Indústria 4.0 apresenta sua importância centralizada no progresso e no desenvolvimento industrial, agregando maior qualidade e valor em produtos, e facilitando a realização e o desenvolvimento de estudos com grande potencial de impactar positivamente a humanidade, através da tecnologia. Sendo assim, tal indústria avançada apresenta três importantes pilares para a sua caracterização e existência, sendo eles:

  • Big Data Analytics: São componentes estruturais de dados com grande extensão e alta complexidade, que fazem uso de novos meios para a captura, análise e gerenciamento de informações. Quando essa passa a ser aplicada à indústria 4.0, temos a presença do que os cientistas de dados chamam de 6Cs: Conexão (atrelada a rede industrial e aos sensores), Cloud (dados armazenados), Cyber (modelo e memória), Conteúdo, Comunidade (compartilhamento das informações internas e externas) e Customização.
  • Cibersegurança: Tendo em vista que grande parte do setor produtivo passa a ter dependência e ligação com sistemas de redes e internet para controle e análise dos processos, logo, a aplicação de sistemas de segurança a fim de controlar seus acessos são indispensáveis.
  • Internet das Coisas: Trata-se da conexão existente entre os objetos, veículos, ambientes  e máquinas, para com uma rede de internet, tendo dispositivos eletrônicos que proporcionam essa ligação. Tais apresentam sensores em sua estrutura e atuadores, e são comumente chamados de a base da Indústria 4.0.

Além dos três importantes pilares citados anteriormente, temos outros 6 que compõem sua estrutura.

Quais os benefícios e os impactos da indústria 4.0? 

Com o advento da Indústria 4.0, se faz possível notar os diversos benefícios existentes. Como citado anteriormente, tal componente revolucionário realiza a aplicação e o aprimoramento das mais diversas técnicas presentes hoje na produção de bens de consumo. Logo, o principal objetivo é otimizar o processo produtivo, agregando maior qualidade e segurança ao produto, com um baixo custo para o empreendimento, a não ser o de investimento inicial. 

 

Cabe ressaltar que, segundo dados fornecidos pelo Portal da Indústria, com o advento da Indústria 4.0, notou-se um aumento de 22%, em média, da capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados. Assim, é possível notar que a aplicação da indústria 4.0 não é uma realidade apenas para grandes empresas e indústrias, muito menos a utilização de tecnologias extremamente complexas e de alto valor agregado. 

 

Outros benefícios que são apresentados pela revolução, é o aumento da eficiência e produtividade por meio da automação de processos, a otimização da linha de produção e das rotinas de manutenção, a obtenção de dados e levantamentos em tempo real. Graças à aplicação dos sistemas avançados de coleta de dados, possibilitou-se a tomada de decisão em tempo real, por conta dos insumos informativos, deixando de lado as suposições e assim, reduzindo a margem de erro, e também, a possibilidade de prever possíveis resultados comerciais.

 

Além disso, quando se trata dos impactos observados pela Indústria 4.0, temos, devido o alinhamento existente entre a automação, o setor de produção e os demais pilares que compõem tal progresso, uma notável maior eficiência nos processos executados pelas fábricas e empresas. Isso se dá por conta da simplificação dos processos antes executados, e também, devido ao aumento do acesso aos dados necessários/super úteis, coletados de maneira precisa, que auxiliam na maximização da produtividade, e na redução da quantidade de recursos utilizados.

 

Outrossim, é que com os baixos investimentos e gastos no setor de manutenção fabril, materiais e mão de obra, a alta qualidade da produção e a redução da rejeição dos produtos por parte dos clientes, há a possibilidade da disseminação das marcas pelos empreendedores e o impulsionamento e crescimento de suas empresas.

Quais os impactos negativos da Indústria 4.0? 

Infelizmente, como nem tudo na vida são flores, além de diversos benefícios e impactos positivos trazidos pela Indústria 4.0, há ainda alguns impactos negativos oriundos de sua aplicação. Segundo um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC- Curitiba), temos a falta de políticas públicas para a abordagem dessa temática, o que por sua vez acaba dificultando a sociedade na compreensão ética deste setor e sua implementação efetiva.

 

Além disso, temos também a dificuldade para encontrar mão de obra capacitada, tendo em vista que as empresas terão que garantir que seus funcionários tenham as habilidades requisitadas para lidar com novas tecnologias e formas de trabalho. Além disso, o desemprego por conta da substituição da mão de obra no setor produtivo, e também, a possibilidade de ciberataques, por conta da grande dependência da rede de dados.

Se interessou pela indústria 4.0? 

Como falamos anteriormente, não se faz necessário deter uma grande empresa ou indústria para vestir a camisa da Indústria 4.0 e colocar em prática a utilização dos pilares que norteiam a 4ª Revolução Industrial. Com um projeto de viabilidade econômica, você poderá ficar por dentro de todos os valores necessários para o investimento e  aquisição dos equipamentos para a modernização do seu empreendimento. Além disso, terá uma excelente noção do lucro e dos impactos, e para sua sorte, nós da ConsultEQ somos especialistas neste assunto. 

Cabe ressaltar que um mapeamento de processos ajudaria muito a notar as falhas existentes em seu processo de produção e as possíveis otimizações a serem realizadas. É ideal para quem tem interesse em substituir algum setor e/ou equipamento, por avançados componentes da Indústria 4.0, e a ConsultEQ, empresa especializada em consultoria organizacional, econômica e engenharia química, é capaz de te auxiliar na obtenção desses conhecimentos. Contamos com preços acessíveis, soluções inovadoras, equipe especializada e qualidade garantida. Entre em contato conosco e agende a sua visita.