Você conhece os riscos presentes no seu estabelecimento?

Saber a quais riscos seus funcionários estão sujeitos é uma das melhores maneiras de prevenir acidentes. A segurança industrial é o conjunto de medidas de segurança e prevenção de acidentes usadas no contexto da indústria para a proteção da saúde dos trabalhadores.

 

blog-setembro-1-3
Atualmente, algumas leis, como as NRs (Normas Regulamentadoras), já exigem que as indústrias cumpram normas a fim de garantir uma maior cautela no manuseio dos equipamentos.  A elaboração de um mapa de riscos é uma alternativa simples e eficaz para identificar os perigos e prevenir danos ao trabalhador e, consequentemente, à empresa.

blog-setembro-1-1
O mapa de riscos nada mais é do que uma representação gráfica dos possíveis riscos existentes na indústria. Eles são representados por círculos, que simbolizam os setores, e classificados em pequeno, médio e grande. Os círculos maiores são os riscos que requerem uma mais atenção.
Não sabe por onde começar a listar os riscos existentes no seu estabelecimento? A ConsultEQ pode te ajudar! Separamos os riscos mais comuns em cada tipo de empreendimento!

1) Construção Civil:

Ao trabalhar em uma obra, é preciso estar atento ao grande número de riscos que ela oferece. Os principais são: quedas de um nível ou mais de um nível, picada de animais peçonhentos devido ao material de construção armazenado, projeção de materiais sobre partes do corpo e lesões causadas pelas ferramentas portáteis, além do risco de choques elétricos.

2) Cozinha industrial:

Em uma cozinha industrial, a ocorrência de acidentes é comum, devido aos riscos presentes. Os mais frequentes são queimaduras, cortes causados por equipamentos perfurantes, lâminas e facas. Além disso, não é e raro haver quedas no ambiente da cozinha.

3) Indústria de alimentos:

Na indústria alimentícia, os perigos variam desde riscos comuns de uma indústria como queimaduras, ruídos, choques, até o risco biológico. O risco biológico está relacionado ao contato direto ou inalação de micro-organismos presentes no material biológico, que podem causar doenças respiratórias, alergias e dermatites.

4) Indústria química:

Na indústria química, os trabalhadores estão sujeitos a inúmeros riscos. Começando pelos riscos corriqueiros de qualquer indústria, podemos citar cortes, choques, ruídos. Como uma indústria química possui um uma grande quantidade de produtos químicos, a atenção deve ser dobrada. Estes podem causar queimaduras, explosões, corrosão e incêndios.
Já identificou os causadores de possíveis acidentes na sua empresa? Fique atento as próximas postagens, que te ajudaremos a prevenir esses riscos e garantir que a sua indústria seja um ambiente saudável e seguro para os trabalhadores.

Confira aqui as nossas postagens que ajudarão a deixar a sua empresa do jeito que você sempre sonhou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.