Temperos Naturais: conheça esse mercado em ascensão

Os temperos naturais são considerados a alternativa saudável para os temperos convencionais e industrializados. Preparados através de substâncias orgânicas, temperos naturais são de fácil elaboração, preservando os sabores e aromas dos ingredientes utilizados, além de não prejudicarem a saúde da pessoa. Juntamente com isso, podem ser feitos e conservados facilmente em casa.

Porém, a falta de praticidade na elaboração dos temperos naturais faz com que as pessoas continuem optando pelos temperos convencionais. Uma rotina agitada, com um limitado tempo a ser destinado às refeições, torna a preparação destes temperos inviáveis. Sendo assim, é possível afirmar que existe uma grande oportunidade de negócio no mercado de temperos e que não está sendo explorada devidamente.

 

Quais os benefícios de optar pelos temperos naturais?

 

Buscando otimizar o tempo, na hora de preparar as refeições normalmente opta-se pelos temperos prontos, por exemplo, o sal. No momento em que se faz tal escolha, como resultado, também se escolhe produtos ricos em sódio e outros aditivos que podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

O alto consumo de sal na infância pode acarretar em doenças como hipertensão, osteoporose, asma, entre outras complicações na saúde. A OMS aponta que a hipertensão afeta cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. A hipertensão, mesmo sendo uma doença silenciosa, pelo fato de não apresentar sintomas, é considerado um fato de risco para o surgimento de doenças mais graves.

Avaliando esse cenário, os temperos naturais surgem como uma alternativa saudável para a substituir o sal e outros condimentos industrializados.

 

Por que eu deveria investir nesse mercado?

 

Como apontado anteriormente, existe uma demanda pelos temperos naturais. O fato de não serem consumidos costumeiramente está diretamente ligado à ausência de praticidade em sua elaboração. Ligado a isso, também está a falta de informação à respeito da existência dessa alternativa, assim como os malefícios existentes no sódio e em seu consumo exacerbado.

A quantidade de substâncias e misturas que podem ser exploradas para a elaboração de temperos naturais é incontável. O Sal Rosa do Himalaia, por exemplo, é um tempero natural que vem se popularizando justamente por ser uma alternativa saudável e saborosa ao sal industrializado. Ele enriquece a alimentação daqueles que optam pelo seu uso. Portanto, o mercado de condimentos está passando por reformulações. Abrindo espaço para pessoas com um pensamento empreendedor que consiga entender as dores da população (e do mercado) e que consiga oferecer alternativas saborosas, práticas – de fácil acesso – e viáveis economicamente.

A ConsultEQ possui vasta experiência em serviços de formulações de produtos, elaboração de planos de negócios e pesquisa de mercado. Caso tenha interesse em investir nesse mercado, podemos lhe auxiliar com excelência. Entre em contato conosco e vamos gerar valor juntos!

 

Escrito por: Rhuan Borges

 

Call to action