Seja líder e multiplique seus resultados !

A liderança é a ferramenta que atualmente revoluciona a forma como as empresas crescem. São inspirações que regem as empresas multiplicando seus resultados.

 

O que a Consultoria Falconi, AB InBev, BRF e Wise Up têm em comum? O sucesso!

Todas estão entre as empresas que mais se destacam no Brasil e se consolidam como as “empresas dos sonhos dos jovens”. Mas existe um detalhe por trás de toda essa admiração. Se fizéssemos a mesma pergunta anterior atentando para os rostos por trás dessas companhias – Vicente Falconi, Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz e Flávio Augusto – certamente saberíamos que o que rege todo o seu sucesso é o perfil de líder desses homens.

São exemplos, pois têm o dom de inspirar todo um time a fazer por vontade própria, aquilo que conduz a empresa ao bem comum, portanto conseguem enxergar em meio às crises, atritos e instabilidades, o caminho para o fortalecimento do todo. A razão desse dom é bem específica: os líderes sabem que o seu negócio é gente! Portanto, o seu negócio é formado por pessoas, e o líder tem a capacidade de oferecer oportunidades para que elas cresçam, e consequentemente seu negócio crescerá junto.

Mas você é um líder?

De todas as características de um verdadeiro líder, estas são as principais:

  • Capacidade de inovar

    Com o mercado saturado, o líder é capaz ter ideias inovadoras que fará seu negócio se destacar. Lembrem-se ideias inovadoras é muito além do que ideias diferentes. São processos estruturados e planejados, com estratégias bem definidas, visando um objetivo em comum para toda a empresa. Esse olhar estratégico é característico de um líder.

  • Capacidade de inspirar e motivar

    O líder é certo de suas escolhas e age com tamanha determinação que é capaz de inspirar todos ao seu redor para um bem comum. Mais do que isso, um bom líder auxiliam os seus seguidores a superarem suas dificuldades e ir além.

  • Clareza do que se quer

    Clareza é uma das características mais importantes para se atingir objetivos. O líder sabe o que é realmente importante para a empresa e para todos, e quais os resultados serão adquiridos.

  • Disciplina para conseguir:

    Tendo os objetivos claros, o líder deve possuir disciplina para saber o que deverá ser feito e quando. Deverá auxiliar todos ao seu redor a conseguirem realizá-los juntos. É função dele ser firme em suas decisões.

Apesar de ser considerada um dom, a liderança pode ser desenvolvida dia a dia como qualquer habilidade. A ausência da figura de um líder interfere no clima da equipe, gera piores resultados e prejudica a empresa financeiramente.

Chefe x Líder

 

A noção do que é um verdadeiro líder está cada vez mais clara no mercado, é diferente de ser chefe e ter o poder nas mãos. Assim, a liderança não necessariamente está associada à hierarquia.

Pode não estar à frente de um negócio, mas para alcançar seus resultados, necessariamente quem está à frente deverá possuir.

 

 

Nem todo líder é chefe, mas todo chefe precisa ser um líder!

 

Em suma: se lideramos bem, nossos liderados vão bem, e se o nosso negócio é gente, crescemos juntos, e multiplicamos os resultados.
Liderança não significa apenas coordenar trabalhos, mas saber aprofundar sobre as questões, ser inspirador, saber motivar equipes, e conseguir demonstrar o caminho a ser seguido, cada vez impondo menos e questionando mais.

 

Seja líder e multiplique seus resultados!!

Escrito por: Leonardo Ives.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.