Resíduos sólidos podem ser reduzidos sim! Veja como.

Resíduos sólidos,a geração deste é um dos problemas mais agravantes das empresas em relação à preservação do meio ambiente. Esses desafios são reforçados pelo crescimento gradativo e desordenados da população e pelo crescimento acentuado dos bens de consumo.

Diante deste cenário preocupante, muitas organizações adotam programas de gestão de resíduos.

Esses programas devem atuar não só de forma a garantir a coleta, o tratamento e a disposição, mas principalmente deve estimular a redução na produção de resíduos desde a sua geração.

Os programas de redução na geração de resíduos são importantes porque priorizam um sistema circular no qual a quantidade de resíduos reaproveitados seja cada vez maior e a de resíduos gerados, cada vez menores.

O objetivo é eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Nessa prática de redução, a gestão e logística são primordiais para prevenção de desperdícios.

A redução na geração de resíduos pode ser realizadas de diferentes maneiras sendo algumas delas:

1.Reduzir, reutilizar e reciclar

A redução na geração de resíduos em uma empresa que entende a importância da preservação ambiental e enxerga a oportunidade de redução de custos deve ser algo fundamental.

Algumas empresas adotam o programa 3R’s como forma de reduzir a geração de resíduos.

Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que buscam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

O termo Reduzir no programa 3 R’s consiste em adotar ações que visem diminuir a geração de resíduos, seja minimizando na fonte ou reduzindo desperdícios.

Basicamente as empresas adotam um consumo com consciência ambiental e econômica, pois compram bens e serviços de acordo com suas necessidades para evitar desperdícios.

A ação de reutilizar prolonga a vida útil dos produtos, dando novos usos a materiais que seriam jogados no lixo.

Quando reutilizamos os produtos colaboramos para o desenvolvimento sustentável do planeta, pois evita o consumo de energia para fabricação, além de reduzir a retirada da matéria-prima empregada na confecção de um novo produto.

Alguns resíduos podem passar por processamento físico ou químico para serem reutilizados sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto ou latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.

2. 5S – Programa de redução de resíduos

O 5S é uma metodologia japonesa utilizada também nas organizações para diminuir o desperdício e reduzir a geração de resíduos. A metodologia foca 5 sensos, cada um deles iniciados com a letra S:

Seiri – Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil.
Seiton – Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.
Seisou – Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar.
Seiketsu – Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis.
Shitsuke – Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.

3. Gestão e gerenciamento

A redução na geração de resíduos é a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos conforme a Lei 12.305/2010.

A primeira é a não geração, porém quando as empresas esgotam os métodos para não gerar o próximo passo é tentar reduzir ao máximo a sua geração.

Pode-se utilizar processos de inovação tecnológica em busca de uma melhor eficiência na produção ou serviços, mas também na criação de novos serviços e produtos com tarefas semelhantes e com maior eficiência.

O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo de qualquer bem. O seu gerenciamento é um excelente método que cria oportunidades de redução dos custos.

Isto pode ser viabilizado através do reaproveitamento e venda de resíduos e aumento de possibilidades de reciclagem, ou por meio da descoberta de novos componentes ou de novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.

4.O desafio do gerenciamento

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

            Um grande estímulo para a implantação é a ciência dos benefícios que a redução pode trazer para a sua empresa. Dentre tantas vantagens, apontados aqui as mais relevantes. São elas:

  • Redução no custo de coleta, transporte e destinação em local apropriado.
  • Reutilizar ou reciclar seus resíduos pode gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos. Caso não deseje participar do mercado de resíduos, os materiais reciclados ou reaproveitados podem ser doados para entidades filantrópicas. O produto de sua empresa passará a ter uma imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes. Especialmente se for um produto de exportação.
  • A conscientização ambiental e a logística reversa são a vanguarda da “nova revolução industrial”. E como em toda revolução, quem não se atualiza e se reinventa perde competitividade e pode até mesmo desaparecer. Estar um passo a frente da concorrência é característica de um gestor de sucesso.
  • Redução de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos. Reduzindo com isso todas as implicações legais e financeiras em decorrência desses acidentes.
  • Não sofrer penalidades pela legislação vigente, em decorrência de não conformidades da destinação de resíduos em local apropriado.
  • Diminuir os valores requeridos pelas seguradoras pela cobertura para de acidentes causados por poluição.
  • Ser caracterizada como uma empresa com preocupações ambientais, de modo que possa fazer proveito do marketing verde.

 

A ConsultEQ  realiza consultoria na área de Engenharia em empresas, entidades e na sociedade em geral.

O nosso time tem experiência na implementação de métodos de minimização de resíduos e estamos prontos para realizar as mudanças necessárias para tornar o seu ambiente de trabalho o mais otimizado possível!

Contamos com preços acessíveis e com uma equipe especializada em propor soluções inovadoras. Estamos localizados na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais e temos o apoio da Universidade Federal de Uberlândia.

Escrito Gabi Alcarria 

 

 

Call to action