Reciclagem de poliéster : como lucrar nesse mercado

O que é o poliéster ?

Poliéster é uma categoria de polímeros que contém um grupo funcional éster na cadeia principal. Sua composição pode ser natural e sintética. Porém a maioria dos sintéticos não são biodegradáveis. Por isso já se apresenta a grande importância da reciclagem de poliéster.

Onde são usados ?

A maioria dos poliésteres são termoplásticos e possuem diversas aplicações. A principal é a produção de tecidos e malhas utilizados em camisas, calças, lençóis, cortinas, móveis e estofados. Além do vestuário, o poliéster é muito usado como matéria-prima na produção de garrafas de plástico (garrafas PET), filmes, filtros, reforços para pneus, material isolante, enchimento de almofadas, etc.

Porque reciclar poliéster ?

Recuperação e reciclagem de poliéster fornece benefícios ambientais importantes que não podem ser negligenciados. Milhões de toneladas de roupas vão parar nos aterros todos os anos. Mas com isso, as fibras sintéticas não se decompõe ao contrário das roupas feitas de fibra vegetal e animal. A reciclagem do poliéster reduz significativamente a necessidade de espaço nos aterros e também reduz a pressão sobre os recursos virgens, o que resulta em menos poluição, pois as fibras não tem que ser fabricadas ou importadas do exterior.

Além do contexto ambiental, tem se também a  questão econômica . Um exemplo muito usado é a fabricação de camisetas de poliéster a partir da reciclagem de garrafas PET.  Esse processo traz grandes vantagens, como a não utilização do petróleo, uma diminuição de 70% do gasto de energia com relação ao que seria necessário para a produção de uma fibra virgem. O tecido também é 100% reciclável, podendo ser usado até mesmo no caminho inverso na produção das garrafas PET.

Deste modo, a reciclagem do poliéster poupa o meio ambiente, diminui a demanda de matéria prima e diminui o consumo de energia resultando na redução de custos da produção.

 

A ConsultEQ tem um vasto conhecimento sobre a reciclagem de poliéster e pode te ajudar. Entre em contato conosco e faça um orçamento agora mesmo!

Escrito por: Thaís Naves

Call to action