Quais os benefícios do reuso de água para o seu negócio.

O crescente consumo de água tem feito do reuso de água planejado uma prática essencial para a economia desse recurso. Quando as empresas se preocupam em economizar água e fazer seu melhor uso, além de alcançarem uma economia financeira considerável estão agindo de forma sustentável.

Qual a importância do reuso da água?

A água é um bem natural que está cada vez mais escasso, portanto, mais caro. Visto que no  planeta somente 0,02%  de água está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. Então, do ponto de vista ecológico reduzir a emissão desse efluente é vital para a preservação do meio ambiente. Uma empresa que preocupa com as causas ecológicas garante respeito a sua marca. Isso porque os clientes não estão somente interessados no preço e renome da marca quando vão adquirir um produto. O consumidor começou a questionar o que aquela determinada empresa efetivamente faz pela preservação do meio ambiente. e como ela busca reduzir seus impactos na natureza.

O reuso de água nas empresas

Visando a sustentabilidade, muitos empreendedores estão cientes de que precisam tomar alguma iniciativa. Por isso, estratégias para reaproveitar e captar água em diversas fontes têm sido alvo, cada vez mais frequente.  E há diversas maneiras de fazer o reuso da água, alguns exemplos são:

  • Criação de uma estação de tratamento compacta: Serve para aproveitamento em fins não potáveis; como águas de resfriamento para torres de ar condicionado, uso em descargas de vasos sanitários, etc.
  • Captação de águas pluviais: A água da chuva, que antes era perdida, é coletada através de um sistema de calhas e tratada para o uso.
  • Separação do esgoto: Parte dos efluentes que podem ser reutilizados para fins não potáveis são separados dos demais efluentes.

 

Um exemplo é a empresa Ambev, fabricante de bebidas, que através de reutilização de matéria-prima conseguiu reduzir o consumo de água de sua produção em 36%. Em 2002, a companhia tinha um índice de consumo médio de 536 litros de água para cada 100 litros de produção. Dez anos depois, para obter o mesmo resultado, a quantidade usada era de 340 litros.

 

Você se identificou com esse cenário? Deseja manter sua empresa alinhada a estratégias que visam ações de menor impacto ao meio ambiente? Pois saiba que está no rumo certo! A ConsultEQ pode encontrar as respostas que você precisa para começar a transformar o seu negócio! Entre em contato conosco para que possamos apresentar ações que gerem redução do consumo de água.

 

Escrito por: Taynara Rodrigues e Marcelo Costa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.