Nossos Clientes

Conheça alguns de nossos projetos anteriores e alguns de nossos clientes.

O Projeto Farinha Minha, é um projeto da ENACTUS – UFU, instituição que visa desenvolver comunidades de Uberlândia por meio da ação empreendedora. Tal projeto é realizado no Assentamento Rio das Pedras, onde seu principal objetivo era reativar a fábrica de farinha de mandioca que estava desativada devido à má qualidade dos equipamentos, além de dar saída aos produtos gerados, como farinha de mandioca e polvilho, com objetivo de melhorar a vida da comunidade. O papel da ConsultEQ foi fazer uma análise do reuso de água, que faz com que seja usado menos água no processo. Bem como um estudo de quais são os possíveis subprodutos, além da análise de viabilidade da aquisição de um novo forno ou arrumar o antigo. Conseguimos, também, os EPI’s para que os assentados pudessem usar, após listarmos quais os mais importantes para as atividades da fábrica.

A Floema Nutrição Vegetal é uma empresa do ramo de insumos vegetais localizada no município de Patrocínio – MG. A produção de insumos vegetais envolve uma série de desafios de natureza química e biológica, visando minimizar esses desafios, o cliente  procurou a ConsultEQ buscando otimizar o fertilizante foliar produzido e comercializado pela empresa previamente citada. Após pesquisa junto à literatura e consulta das metodologias propostas pelo Ministério da Agricultura, analisou-se a reatividade dos componentes do fertilizante utilizado e elaborou-se um relatório apresentando os resultados da otimização desejada.

O restaurante La Broca, de Uberlândia, recebeu a notificação do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) de uma possível multa do PREMEND, Programa de Monitoramento de Efluentes, que prevê de acordo com o Decreto (Anexo III – item 20) quais as características e quantidades de efluentes que o seu estabelecimento pode lançar para a rede de esgoto.

Assim, o cliente conseguiu com a ConsultEQ, eliminar a multa, além de gerar valor para os clientes, diminuindo o risco de contaminar águas locais e ainda agregou conhecimento para seus funcionários com a minimização do uso de óleos, gorduras, entre outros, que deixavam seu efluente incoerente com a legislação.

A empresa Bileve, do ramo de confecção de vestuário, havia sido notificada quanto a segurança do ambiente de trabalho oferecida aos seus funcionários. Segmentada em áreas de corte e costura e serigrafia, a empresa necessitava de uma otimização no seu modelo de Segurança Industrial, sendo esse um dos serviços executados pela ConsultEQ.

Foi realizado um mapeamento de riscos de toda a planta com o cálculo do valor de multas que poderiam aparecer caso a empresa não se adequasse às normas regulamentadoras (NR’s) do Ministério do Trabalho. Para isso, a equipe fez todo um estudo das NR’s que se encaixavam nas premissas do projeto, ou seja, foi um projeto todo pautado em leis trabalhistas. O mapeamento foi condensado em um documento bem completo, que apontava todos os riscos químicos, físicos, ergonômicos e biológicos do empreendimento e, a partir disso, listava todos os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI’s e EPC’s) cabíveis ao processo de produção da Bileve. Junto a isso, oferecemos também um Plano de Treinamento aos funcionários, com informações sobre o manuseio e a conservação dos EPI’s. Em anexo ao mapeamento, foi apresentado uma Ficha de Cadastro com a assinatura de cada funcionário, garantindo o fornecimento dos equipamentos de proteção.

Alguns benefícios foram obtidos com a implementação dessas questões de segurança, como por exemplo: regularização do negócio, preservação da saúde e integridade física dos seus funcionários e até mesmo uma ferramenta de marketing externo.

O serviço prestado ao empreendimento Coco da Bahia, localizado no centro de Uberlândia, consistiu em fazer um levantamento de potenciais empresas da região que adquirissem os resíduos de coco gerados na sua produção. Vale ressaltar que as soluções apontadas pela equipe do projeto, deveriam respeitar as questões ambientais e ser economicamente viável. A destinação original era a queima de toda a carga de resíduos, o que representava algo dispendioso, visto que a casca do coco beneficiada é matéria-prima para tantas outras aplicações, como por exemplo:

  • Jardinagem: fabricação de vasos em substituição ao barro, ao xaxim, ao plástico;
  • Briquetes: fabricação de briquetes, produtos de alto poder calorífico, usados como combustível renovável na geração de energia;
  • Biomantas: mantas para revestimento de solos, servindo de proteção contra a erosão e deslizamentos;
  • Adsorventes: adsorção de óleos e graxas, sendo assim, utilizada em postos de gasolina;
  • Estofamento de carros: a fibra do coco como precursora do estofamento de carros é mais barata, resistente e durável que a espuma derivada do petróleo.

Diante das restrições do mercado do coco em Uberlândia, a equipe conseguiu identificar poucas soluções, mas dentre elas, um estabelecimento que comprava a fibra e a transformava em substrato agrícola, para posterior distribuição.

O cliente, proprietário do Coco da Bahia, demonstrou bastante interesse no projeto apresentado e, logo entrou em contato com o responsável técnico do estabelecimento e acertou negócios, com o fornecimento da fibra de coco para beneficiamento e produção do substrato agrícola.

O Lava-Jato Santa Mônica é uma rede de lava-jatos situada na cidade de Uberlândia. Dentre os maiores custos operacionais de um lava-jato, destaca-se o consumo de água proveniente da rede pública. Consciente disso, o proprietário da rede procurou a ConsultEQ para elaborar um sistema de reuso de água para cada um de seus lava-jatos, visando reduzir seus gastos com água.

A equipe se empenhou em estudar a rotatividade de cada unidade, atentando-se, também, às particularidades do espaço físico de cada uma, a fim de se coletar dados suficientes para a elaboração de um projeto de excelência. Com o conhecimento adquirido através de estudos precisos, aliados às tutorias de professores parceiros, a equipe ConsultEQ conseguiu dimensionar sistemas de tratamento e reuso de água adequados às respectivas rotatividades de cada unidade, visando uma implementação de baixo custo e alta eficiência, possibilitando uma redução expressiva do consumo de água, e uma operação ecologicamente mais correta.

O Grupo Décio é uma rede de postos de combustíveis, varejo de lubrificantes, serviços de bar e restaurante com diversas unidades pelo país. Uma das unidades do Grupo localizada em Uberlândia entrou em contato com a ConsultEQ apresentando a seguinte situação: a unidade estava sendo multada em aproximadamente R$ 7.000,00 mensais pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), pelo fato de seu efluente apresentar parâmetros acima do permitido pela lei municipal – o PREMEND. A necessidade de uma solução eficiente era de urgência, e foi com muito foco e determinação que a equipe ConsultEQ entrou em ação.

 

Inicialmente, fez-se uma análise química dos efluentes do estabelecimento, analisando os parâmetros exigidos pelo DMAE, de tal forma que foi possível identificar o que estava ocorrendo em cada ponto de geração de efluente. Paralelamente, foram realizadas visitas ao estabelecimento, com o intuito de observar o funcionamento do mesmo, coletando dados operacionais relevantes. Já com uma boa quantidade de informações, a equipe ConsultEQ estudou as melhores soluções a serem tomadas, listando desde medidas gerenciais e administrativas, como a substituição de alguns produtos, passando por medidas operacionais (o que deveria, ou não, ser feito) até a possibilidade de implantação de pequenas estações de tratamento de esgoto.

A Vitral é uma empresa do mercado de vidros (comum, temperado, laminado e outros) com fábrica situada na cidade de Uberlândia. O processamento do vidro gera como resíduos cacos e pó de vidro. O representante da Vitral desejava que nós, empresários juniores, melhorássemos o processo de tratamento da água utilizada no arraste dos cacos e pós de vidros oriundos de seus processos.

Assim, o objetivo do projeto era encontrar uma tecnologia viável para a separação do material particulado da água que permitisse diminuir, principalmente os gastos com agentes químicos utilizados até então na separação sólido/líquido, mas que atingisse a mesma ou melhor eficiência de remoção de sólidos que a planta de separação atual.

 A partir disso, foram projetados hidrociclones com a finalidade de separação sólido/líquido e após a conclusão da parte técnica, estudos sobre a viabilidade financeira do projeto foram elaborados e apresentados. Os consultores também trabalharam junto ao cliente nos processos de compra de alguns equipamentos e também do start-up da planta de produção.

A Universo das Águas é uma empresa situada na cidade de Uberlândia – MG e representante da marca Everest. Muitos filtros são recolhidos por mês pela empresa e a mesma procurou a ConsultEQ para que fosse estudada a viabilidade e proposto destinos adequados para os refis usados dos filtros comercializados.

Já que estes não tinham um destino adequado, sendo descartados no lixo comum e o cliente via um grande valor agregado a esse material, que era basicamente composto de plástico (polipropileno), uma resina de filtração e carvão ativado. Assim, o objetivo do projeto foi a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para tais filtros.

A Filtros Soft se encontra muito satisfeita pelos serviços prestados pela ConsultEQ, todas as expectativas foram atendidas e com certeza recomendamos a ConsultEQ para nossos clientes e parceiros.

Foram realizados testes nos laboratórios da Faculdade de Engenharia Química da UFU com a finalidade de definir processos corretivos nos parâmetros no óleo de cozinha já usado de acordo com a necessidade do mercado. O projeto consistiu inicialmente em testes de bancada para definição dos reagentes mais eficientes e também das metodologias mais indicadas, com o objetivo principal de redução do PH e clarificação do óleo reciclado.

Sendo assim, os consultores apoiados por pesquisadores especializados realizaram inúmeros testes, conflitando diferentes metodologias para posterior definição do processo a ser implantado para adequação de tais especificações requeridas pelo cliente.

A Química Estrela é uma empresa de produtos químicos de limpeza situada no Distrito Industrial de Uberlândia, Minas Gerais. Com mais de 60 funcionários diretos, 12 representantes comerciais e detentora de produtos líderes de segmento como a Soda Sol, a Química Estrela possuí grande destaque no Triângulo Mineiro e região.

A ConsultEQ foi contratada para mapear três das linhas da empresa: a linha de produção de sabão glicerinado, a de sabão de coco e a linha de produção dos potes plásticos de soda cáustica. Dentro desses mapeamentos, estão inclusos memoriais descritivos, descrevendo todas as etapas e processos das linhas mapeadas, fluxogramas detalhados da produção e a parte mais importante do projeto: um documento com todas as oportunidades de melhoria e otimização das linhas. Com esse documento, a empresa pode aumentar sua lucratividade, uso de matérias primas e otimizar os processos.

Como resultado, os memoriais e fluxogramas foram incorporados aos documentos da empresa aumentando assim o conhecimento dos processos, além de que oportunidades de melhoria se transformaram em propostas de projetos para melhorar ainda mais a produção de empresa.