A ENACTUS é uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora e através do fornecimento de uma plataforma para criação de projetos de desenvolvimento comunitário. Ela desejava uma melhoria na produção de farinha de mandioca no Assentamento Rio das Pedras, localizado no município de Uberlândia.

O Projeto, que tem cunho social, deveria buscar uma premissa fundamental: um produto final susceptível ao consumo da comunidade. O Projeto que recebeu o nome de Farinha Minha, foi fruto de uma parceria entre as empresas juniores sob o patrocínio da Fundação Cargill, empresa protagonista no ramo de processamento de alimentos.

Em suma, a otimização envolvia outras atividades: redução e reutilização da água do processo, gerenciamento dos resíduos sólidos envolvidos na produção, uso da engenharia química na melhoria das condições da produção de farinha no assentamento e capacitação para uso correto de Equipamentos de Produção Individual (EPI’s).