Produção de perfumes: por que entrar nesse mercado?

O mercado de fragrâncias vem ganhando destaque nestes últimos anos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto maior consumidor do mundo no setor de cosméticos e perfumaria.

Apesar de perfumes e cosméticos serem considerados produtos supérfluos em tempos de crise, o mercado brasileiro não o enxerga dessa maneira. Segundo estudos feitos pela Euromonitor, o mercado de fragrâncias cresceu 5% entre 2010 e 2015 e o Brasil é quem lidera esse crescimento. Além disso, o mercado de perfumes movimentou certa de 5,7 bilhões de dólares no último ano, portanto o investimento no mercado de perfumes está cada vez mais vantajoso.

De fato, o mercado de cosméticos é cheio de oportunidades e possui potencial para crescer ainda mais, e com ênfase no setor de perfumarias, percebemos que esse ramo é bem dinâmico, comprador e está em constante ascensão.

Certo, mas o que eu preciso fazer para entrar nesse mercado?

  1. O primeiro passo é colocar sua ideia no papel. Se sua vontade é investir na produção de perfume, comece analisando o mercado, ou seja, qual o perfil do futuro consumidor e faça uma avaliação prévia da concorrência. Procure elaborar um bom  Plano de Negócio e fazer uma Pesquisa de Mercado antes de mais nada.
  2. Defina o tipo de fragrância e matérias primas necessárias para a formulação do seu novo produto.
  3. Faça uma análise da viabilidade técnica e econômica para prever futuras tendências no mercado desse setor.
  4. Depois de todo esse estudo, é hora da fabricação e divulgação do seu produto!

Não é nada simples começar um negócio, mas depois de um estudo detalhado do mercado e do produto em questão planeje com cautela a abertura do seu empreendimento.

E como me destacar nesse mercado?

Para se destacar no mercado de perfumaria a estratégia chave é a divulgação, você deve focar na potencialização de sua marca. Entenda as melhores formas de atrair o seu público alvo, como por exemplo utilizar embalagens chamativas e divulgações criativas, para isso use as redes sociais, que permitirá o aumento da visibilidade do seu empreendimento no mercado.

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Saiba como abrir sua própria indústria de cosméticos.

A ConsultEQ é uma Empresa de Consultoria em Engenharia Química, nós realizamos projetos desde a elaboração de Plano de Negócio até a Formulação de Produtos. Ficou interessado em como entrar para esse mercado? Entre em contato conosco que te ajudaremos a tirar sua ideia do papel!

 

Escrito por: Angélica Gontijo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.