Porque fazer uma Pesquisa de Mercado?

Abrir um novo negócio não é uma tarefa fácil, não basta apenas ter um bom produto e capital para investimento. A falha de muitos negócios é não conhecer o mercado onde está inserido e isto pode levar o insucesso de uma empresa. É necessário conhecer como o seu produto é visto pelos seus clientes em potencial, qual o perfil do seu público alvo e quem são os seus concorrentes, assim você poderá determinar as premissas que baseiam seu negócio.

Mas como obter essas informações?

A Pesquisa de Mercado é a resposta. Ela é uma ferramenta que te permite obter dados sobre o setor do seu negócio e com a análise das informações obtidas definir quais serão as estratégias de captação de clientes e distribuição do seu produto.

O que eu devo fazer para elaborar uma Pesquisa de Mercado?

  1. Público-alvo: O primeiro passo  é definir o perfil do seu público-alvo, quais são as características das pessoas que você espera que compre seu produto. Definido seu público alvo, você pode aplicar questionários ou realizar entrevistas com pessoas que tenham o perfil do seu cliente ideal, dessa forma é possível descobrir as necessidades dessas pessoas, como o seu produto está sendo visto por elas e onde você pode melhorar o seu negócio para satisfazer ainda mais seus clientes.
  2. Concorrência: O próximo passo é uma análise da concorrência. Saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Os concorrentes indiretos são aqueles que vendem o mesmo produto que você, e os indiretos são os que vendem produtos diferentes do seu mas que suprem a mesma necessidade. Uma análise bem elaborada da concorrência permite que você enxergue os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes e assim você pode agregar mais valor ao seu produto no momento das vendas.
  3.  Tendências: Outras ação importante na Pesquisa de Mercado, é estar por dentro das tendências do setor, como tem sido o crescimento deste nos últimos anos, quais são as inovações que estão surgindo na área, os obstáculos e oportunidades que empresas do mesmo setor estão passando e a taxa de sucesso dessas empresas. Essa fase deve ser repetida em vários momentos do seu negócio, dessa forma você determinar as estratégias que seu negócio e as projeções para os próximos anos.

Além de trabalhar na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de novos produtos, a ConsultEQ auxilia empresas com a elaboração de Pesquisas de Mercado personalizadas, para garantir que o produto que esta empresa quer oferecer atenda às necessidades do seu público-alvo. Também atuamos na definição das melhores estratégias para desenvolvimento, investimento e venda do produto em questão.

Escrito por: Mariana Dáfne

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