Por que cervejas artesanais estão em alta?

Porque cervejas artesanais estão em alta?

 

Paixão Nacional

A cerveja, juntamente com o futebol, podem ser descritos como as “Paixões Brasileiras”. A união de ambos se tornou algo cultural e intrínseco a nossa vida, o que coloca nosso país como o terceiro maior mercado mundial de cerveja, atrás apenas dos EUA e China, com uma produção de 14 bilhões de litros ao ano; e um consumo estimado de 60 litros por pessoas ao ano, o que nos coloca bem a frente de nossos vizinhos sul-americanos, porém um pouco aquém dos europeus, especialmente se considerarmos tchecos e alemães.

Porém, uma nova onda vem atingindo o Brasil, onde estamos consumindo menos cerveja, porém estamos mais exigentes. A explosão em popularidade da cerveja artesanal, seus altos índices de crescimento e seu adentro na cultura mobilizam diversos empreendedores a investir neste mercado. Mas, afinal, o que caracteriza uma cerveja como artesanal? É um mercado assertivo ou apenas uma moda passageira?

 

Artesanal

O termo artesanal neste determinado contexto refere-se ao acompanhamento delicado do processo como um todo, desde a minuciosa escolha de ingredientes, todos devendo ser naturais, passando pela receita de preparo ao engarrafamento e rotulagem. A produção final é restrita, mas não necessariamente pequena. Prova disto são cervejarias brasileiras como a Colorado e Baden Baden, que conseguem atender até ao mercado internacional, porém ser perder o rigoroso controle de qualidade que as tornaram tão apreciadas.

 

Alta do Mercado

A procura por cervejas especiais está em franco crescimento. O consumo está se baseando em um novo hábito, o de beber menos , porém com maior qualidade.

Com um crescimento estimado em quase 40% ao ano, esta parece ser uma nova tendência que veio para se estabelecer, já detendo a preferência de jovens adultos, faixa etária entre 25 e 35, sobre as cervejas “mainstream”. Ainda mais se considerarmos os tempos de crise em que vivemos, os dados são animadores.

Uma das características essenciais dos produtos deste ramo está na diversidade: uma infinidade de combinações de sabores, aromas, texturas;  de ingredientes que variam de frutas tropicais à frutos do mar; o consumidor sempre terá sua atenção presa e sua curiosidade despertada.

Apesar de todos os pontos positivos citados, a fatia de mercado por este ocupada não chega a 2% do mercado nacional, enquanto em países como os EUA, se encontra em 12%.  Ou seja, o potencial de crescimento é imenso, algo já observado pelo número de microcervejarias abertas a cada ano.

 

Cervejarias Brasileiras de Destaque:

 

Colorado – Ribeirão Preto-SP

    

 

 

 

 

BierBaum – Treze Tílias-SC

 

 

 

 

 

 

Cevada Pura – Piracicaba-SP

                                           

 

 

 

 

 

UBERBRAU – Uberlândia-MG

            

 

 

 

 

 

2Cabeças – Rio de Janeiro-RJ

 

 

 

 

 

Coruja – Porto Alegre-RS

 

 

 

 

 

 

Baden Baden – Campos do Jordão-SP

 

 

 

 

 

Amazon Beer – Belém-PA

 

 

 

 

 

Brasilidade

O Brasil possui uma diversidade cultural imensa devido a seu tamanho continental e variedade de biomas presente em seu território. E isso é um ponto fortíssimo ao se investir em uma mercado que preza pela variedade, como este que estamos discorrendo, e nenhum país melhor que o nosso para se explorar isso. Desde ingredientes típicos de certa região, a costumes, fauna , flora e lendas; tudo pode ser explorado para se produzir uma cerveja única. Única em sabor, aroma, visual e nome.

Então, este é o melhor momento para se investir e abusar da criatividade para criar um produto próprio, que se destacará no mercado e chamará atenção de alguma forma. A ConsultEQ possui experiência nas áreas de: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Processos Industriais, Segurança Industrial e Gestão Ambiental; tudo para adequar sua visão da melhor forma possível. Entre em contato conosco via e-mail ([email protected]) ou através do número de telefone (34) 3239-1311 e agende uma visita gratuita!

Escrito por: Lucas Pegrucci

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.