POPs e 7 motivos para ter na sua empresa

Procedimento Operacional Padronizado, ou POPs, são documentos que detalham de forma objetiva e sequencial as instruções para realização de tarefas rotineiras de diversos tipos de setores, como restaurantes, lanchonetes, manufaturas, procedimentos bancários e tributários, procedimentos administrativos, limpeza, operação de máquinas e etc.

Ou seja, ele é o documento organizacional que traduz todo o planejamento do trabalho a ser executado. O objetivo é minimizar desvios e assegurar a padronização da execução da atividade para que ela seja feita da melhor maneira possível.

 

Por que minha empresa deve realizar POPs?

 

1 – O POP aumenta a produtividade

Um POP bem escrito e atualizado assegura que o operador que irá executar tal função, terá menos dúvidas do que deve ser feito. Assim, consiga executar mais rápido a sua tarefa, deste movimento modo, produzindo mais.

 

2 – O POP contribui com a diminuição do turnover

Turnover é o termo utilizado para descrever o no qual um funcionário é substituído por um novo colaborador. Empresas com altos índices de turnover podem utilizar o POP como uma maneira de treinar novos funcionários de maneira rápida e eficiente. Além disso, faz com que os funcionários que já atuem no processo, entendam de maneira mais holística o seu trabalho, aumentando seu engajamento e reduzindo a rotatividade.

 

3 – Auxilia na qualidade do processo e auditoria

A auditoria de uma empresa como um todo, ou de seus processos, só pode ser feita caso a empresa possua padrões de produção bem estabelecidos e documentos. Logo, os POPs se tornam imprescindíveis para avaliação de qualidade e busca por inconformidades.

 

4 – Busca pela melhoria contínua

Melhoria contínua é a prática adotada por diversas empresas que visa a busca por resultados cada vez melhores. Os POPs contribuem para melhoria contínua, tornando transparente todas as tarefas do processo produtivo. Isso faz com que os gestores possam discutir de maneira mais embasada quais as otimizações que podem ocorrer.

 

5 – Simples construção

Para que seja construído um POP de qualidade, que realmente impacte na produção, alguns itens são básicos em seu escopo:

  • Nome;
  • Objetivo;
  • Documentos de referências (manuais, ITs, processos ou outros procedimentos);
  • Local de aplicação;
  • Siglas (caso houver);
  • Descrição das etapas da tarefa e de seus executores e responsáveis;
  • Fluxograma;
  • Local onde poderá ser encontrado e o nome do responsável pela guarda e atualização do POP;
  • Frequência de atualização;
  • Forma que será gerado (digital ou físico);
  • Gestor (quem elaborou).

 

6 – Reduzir riscos

POPs bem definidos são de extrema importância para a garantia da segurança de estabelecimentos, processos e indústrias. Em restaurantes e empresas de alimentos, por exemplo, POPs de Higienização garantem que o ambiente esteja sempre limpo e em conformidade, garantindo a integridade dos operadores e consumidores.

 

7 – É obrigatório

Os POPs são documentos obrigatórios para diversos estabelecimentos, exigido pela Vigilância Sanitária e citado na RDC 216 e na RDC 275.

 

E qual o próximo passo?

 

Agora que você já identificou a importância e as vantagens da utilização dos POPs na sua empresa, entre em contato conosco!

A ConsultEQ possui vasto domínio sobre processos produtivos e padronização, fazendo que a construção dos POPs para empresas se torne uma ferramenta muito rica para a produtividade, qualidade e sanidade do seu estabelecimento e/ou processo. Entre em contato conosco e peça já o POP para sua empresa!

 

Escrito por: Pedro Henrique Luz

 

Call to action