Pesquisa de Mercado: saiba como potencializar o seu lucro

Todas as decisões associadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza. Tanto relacionadas aos princípios em que estão baseadas, quanto às suas consequências. Uma pesquisa de mercado baseia-se em “oferecer o produto certo, no momento certo, para o cliente certo”. Por isso, uma pesquisa de mercado bem feita, pode garantir estabilidade e sucesso para o seu empreendimento.

 

Como funciona uma pesquisa de mercado?

 

Inicialmente, a análise é relacionada à avaliação da viabilidade de comercialização do produto. Preocupando-se com a existência de demanda por aquele produto, o volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. Além disso, busca-se determinar exatamente os seus clientes, entendendo suas características, preferências e padrões de consumo. Dessa forma garantido exatidão do produto em determinada região.

Em seguida, a análise baseia-se em um estudo de concorrentes. O objetivo é perceber a estratégia deles e observar seus pontos fortes e fracos. Permitindo assim um melhor entendimento do funcionamento do mercado em questão, além de trazer princípios e comportamentos a serem aproveitados, evitados ou até melhorados, para o sucesso do seu empreendimento.

Logo após, a análise continua por meio do estudo de fornecedores e rotas, em busca de um melhor sistema de compra e distribuição, políticas de pagamento e cobrança. Com essa etapa é possível definir rotas e fornecedores mais vantajosos e econômicos para o empreendimento.

 

Mas a pesquisa de mercado adequa-se apenas a novos empreendimentos?

 

Além de pesquisas para um novo empreendimento, essa análise serve também para um mercado já existente. Por meio da detecção de novas tendências deste e da avaliação do desempenho de produtos e serviços que já estão no mercado. O que possibilita uma maior satisfação dos consumidores, elevando o padrão de consumo do produto ou serviço em questão.

Sendo assim, uma pesquisa de mercado bem feita, proporcionará inúmeros benefícios para o seu negocio. Seja permitindo um planejamento que reduzirá riscos e trará estabilidade para o empreendimento, ou melhorando a qualidade do produto, criando um padrão de consumo e alavancando as vendas. O que, de qualquer modo, proporcionará ótimos resultados e potencializará o seu lucro.

A ConsultEQ possui uma equipe qualificada para elaborar uma pesquisa de mercado para o seu empreendimento. Entre em contato e solicite um orçamento!

 

Escrito por: Mariana Guimarães

 

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