Otimização de Processos Industriais envolvendo Produtos Orgânicos: Uma tendência no Brasil

O consumo de produtos orgânicos vem crescendo cada vez mais no Brasil, e com isso, processos e regulamentações se tornam indispensáveis para garantir a qualidade do produto para o consumidor final.

A conscientização crescente em torno de uma alimentação mais saudável e sustentável, gera um aumento na busca por alimentos provindos do cultivo orgânico. E com esse aumento, surge a necessidade de se padronizar e regulamentar esse mercado para que o produtos mantenham os padrões de origem e qualidade.

Como o cultivo orgânico é feito em sua maioria por pequenos e micro produtores, a busca por desenvolvimento de processos industriais mais sustentáveis (fazendo o reuso de água, por exemplo) e em conformidade com as especificidades dos alimentos orgânicos (como o volume de produção reduzido e a alta perecidade), cada vez mais produtores e empresários vêm buscando maneiras de otimizar seus processos através do dimensionamento correto de equipamentos da linha de processo, o que pode eliminar perdas e reduzir custos, criação de manuais de boas práticas de fabricação e de procedimentos operacionais padrão.

Todas essas medidas, se bem tomadas, garantem a padronização e a qualidade de seus produtos, tornando-se um diferencial pro consumidor na hora da compra, visto que 40% dos consumidores percebem o produto como orgânico através da rotulagem e da qualidade visual do produto, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.

Já se o seu objetivo é lançar um produto ou derivado orgânico, um estudo de viabilidade é necessário para avaliar o mercado de interesse e as demais variáveis de custo e produção, esse tipo de estudo previne grandes prejuízos e define a melhor estratégia de mercado a ser seguida.

Observado todo o movimento em prol da alimentação orgânica e de processos economicamente e ecologicamente corretos, a busca por adequações e soluções em processos industriais que sigam essas vertentes é de grande urgência.

A ConsultEQ, com seu vasto know-how em sustentabilidade aplicada à processos, pode te ajudar a adequar o seu processo às mais econômicas e atuais soluções ecologicamente corretas. E caso você esteja começando seu novo processo industrial, nós fornecemos pesquisas de viabilidade e de mercado personalizadas às suas necessidades!

Entre já em contato com um de nossos vendedores e agende uma visita gratuita!

Escrito por: Pedro Henrique de Morais Luz

 Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2017/08/organicos-mercado-com-credibilidade-e-responsabilidade.html        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.