Materiais resistentes a corrosão:o que causam e como resolver.

O que é corrosão?

A corrosão é um processo espontâneo no qual um material é gradativamente desgastado por meio de uma reação química. Dessa forma causando grandes prejuízos econômicos para a nossa sociedade.

O que ela causa?

Por conta desse processo, que ocorre tanto em metais quanto em ametais,equipamentos e máquinas industriais precisam receber manutenção ou ser substituídos. Alem disso ainda há o risco de vazamentos de poluentes ao meio ambiente por conta de corrosão e acidentes em tanques e tubulações.

Como resolver?

Pensando nisso, são desenvolvidos novos métodos e materiais cada vez mais resistentes. Exemplificando, o uso de tintas especiais para impedir a corrosão. Analogamente também temos os chamados metais de sacrifício que são usados como revestimento do seu metal de interesse. Outros exemplos:

  • Aços inoxidáveis: uma liga de ferro-cromo, comumente utilizado em construção civil, em indústrias, ônibus, automóveis e mobiliários urbanos.
  • Plastificação: método para proteger um metal utilizando um polímero orgânico como revestimento. Usado em tanques de armazenamento, filtros de embarcações, válvulas para a condução de água potável.
  • Anodização: um processo de proteção de metais no qual um óxido (composto por átomos do próprio metal) é formado e recobre o metal, protegendo-o.
  • Galvanoplastia: técnica que consiste em cobrir uma peça de metal com outro metal diferente por meio do processo da eletrólise. Usada em revestimento de latas de ferro, chaves, etc.

 

Em dúvida de qual tipo de material mais adequado ao seu processo? A ConsultEQ possui vasto conhecimento à respeito de materiais e pode ajudá-lo a solucionar suas demandas por meio de uma equipe personalizada e professores especialistas. Afinal, já identificou os causadores de problema na sua empresa? Não entregue à sorte e economize! Entre em contato conosco e agende uma visita diagnóstica gratuita.

 

Escrito por Letícia Alves 

Call to action