Hidrociclones: O que são e como escolher o melhor modelo ?

A busca por equipamentos de separação compactos e eficientes é um grande foco industrial.

E eles são buscado principalmente nas industrias cujo valor do produto é elevado ou a quantidade de produto é considerável, como visto na indústria de petróleo.

O que são hidrociclones ?

Os hidrociclones são equipamentos que constituem o grupo de maquinários utilizados na separação sólido-líquido e líquido-líquido através do campo centrífugo.

O princípio de separação dos hidrociclones é o mesmo das centrífugas, por meio do qual as partículas em suspensão são submetidas a um campo centrífugo que provoca sua separação do fluido.

Além de serem mais baratos que o convencional e ocuparem pouco espaço, os hidrociclones atendem às normas ambientais de descarte. Uma boa projeção opera com eficiências entre 80 e 90%.

Podem-se utilizar diversas relações de dimensão no projeto de um hidrociclone, fazendo-o se adequar às condições de processo necessárias.

É em função dessa versatilidade da qual esses equipamentos são dotados que se permite a sua aplicação nos mais variados processos, tais como: classificação seletiva, deslamagem, espessamento, fracionamento, pré-concentração, recuperação de líquidos, etc.

Aplicações

Um exemplo de aplicação é o uso do hidrociclone para o tratamento de água de irrigação que contenha altas concentrações de partículas de areia em suspensão.

Também são utilizados na clarificação, remoção de carbono no gesso para a produção de ácido fosfórico, classificação de pigmentos e magma cristalizado.

Como escolher o modelo ideal?
Entender o funcionamento de um hidrociclone requer conhecimentos de Operações Unitárias. Na Engenharia Química e seus campos relacionados, uma operação unitária é uma etapa básica de um processo. O domínio de tais conceitos é item imprescindível para o dimensionamento de equipamentos.

O desempenho de um hidrociclone e, conseqüentemente a escolha do melhor modelo envolve:

– Conhecimentos de picnometria;

– Distribuição granulométrica;

– Técnica de peneiramento;

– Propriedades do sólido (densidade, massa, volume, concentração);

– Diferença de densidade das fases;

– Variáveis de processo como vazão, temperatura;

– Geometria requerida.

Fatores operacionais que podem afetar o desempenho do hidrociclone

– Pressão de ciclone: pode ser afetado por números de ciclones em operação. Dependerá do tamanho das partículas para entender a quantidade de ciclones necessários para a operação, com isso, haverá o aumento da pressão;

– Porcentagem do sólido na alimentação;

– Diâmetro do hidrociclone;

– Diâmetro de entrada;

Entre outros fatores relacionados ao equipamento.

O dimensionamento leva em conta os fatores citados acima aliados às especificidades do processo do cliente. Dessa forma a ConsultEQ busca oferecer aos seus clientes soluções personalizadas de dimensionamento de equipamentos.  Esse dimensionamento permite uma maximização da produtividade, bem como uma redução dos custos de investimento para evitar o  excessos de matéria-prima.

Além da economia na fase de projeto e construção, se ganha também, em termos energéticos uma vez que equipamentos melhor dimensionados consomem menos energia, evitando-se um desperdício de capacidade.

 

Se interessou? Precisa dimensionar um hidrociclone para a sua industria ? Entre em contato conosco  através do número de telefone (34) 3239-1311 ou pelo nosso chat e agende uma visita. A visita é gratuita!

Vamos criar soluções, gerando valor juntos!

Escrito por Thais Viana

Call to action