Formulação de Alimentos: Por onde começar?

Devido a sua ascensão, o setor alimentício têm se tornado uma grande oportunidade de negócio. A inovação nunca foi tão necessária para garantir destaque em relação à seus concorrentes. Sendo assim, quando falamos de desenvolvimento e formulação de alimentos, entender o mercado, o público-alvo e, principalmente, buscar inovar no seu produto, passaram a ser características necessárias para um empreendimento de sucesso.

 

Mas, por onde eu devo começar?

 

Muitos empreendedores do ramo buscam por novas texturas, aromas e sabores como um diferencial no seu produto. A formulação de alimentos, exige um vasto conhecimento técnico e a disponibilidade de ambientes e equipamentos que permitem a realização de testes. Dessa forma, o termo “formulação” pode assustar, mas a seguir vamos mostrar quais devem ser seus primeiros passos.

Primeiramente, é necessário analisar a natureza do alimento e a forma com o qual é pretendido que o mesmo seja comercializado. Após essa decisão, a formulação será realizada, ou a partir de um desenvolvimento completo da receita, ou tomando uma como base. Em seguida, deve-se levantar os requisitos de qualidade desejáveis no seu produto. Como mencionado, consistência, sabor e aroma são fatores importantes a serem considerados na formulação.

A próxima etapa é decidir os métodos corretos de produção e quais os ingredientes serão utilizados. A partir disso, é necessário passar pela fase de testes, análises químicas e experimentações. Importante salientar que a formulação de alimentos também se trata de um exercício de criatividade, pois deve-se sempre buscar formas de mudar a receita até chegar no produto “ideal”.

Além disso, deve-se sempre estar atento as normas e padrões de qualidade estabelecidos pela ANVISA.

 

Não tenho a estrutura para desenvolver um produto, e agora?

 

Algo que por muitas vezes desanima o empreendedor é a ausência de estrutura necessária. No caso da formulação de alimentos, não basta possuir apenas o dinheiro de investimento e o conhecimento técnico, é preciso ter os equipamentos e condições estruturais adequadas.  Uma das soluções é justamente buscar empresas que disponibilizam a consultoria adequada para esses serviços.

A ConsultEQ possui conhecimento técnico, suporte de professores orientadores especialistas e a estrutura necessária para a formulação de alimentos. Temos vasta experiência nesse serviço e podemos lhe auxiliar na realização do seu sonho da melhor forma possível!

Vamos agregar valor juntos ao seu empreendimento através de projetos inovadores? Entre em contato conosco!

 

Escrito por: Andresa Tavares

 

Call to action