Empresa Júnior: O que é e por que contratar uma?

Empresa júnior é uma associações sem fins lucrativos. Com o fim de buscar fornecer aos universitários uma experiência direta com o mercado de trabalho. Tem com foco no desenvolvimento social e empreendedor da sua região.

Em 2017, o movimento continha mais de 600 empresas juniores federadas em todo o Brasil. E movimentou cerca de 17 milhões de reais em mais de 8.300 projetos realizados em todo o país.

Mais do que impactar um país e contribuir com a economia, elas realizam projetos e ajudam na formação de  profissionais mais capacitados e engajados.

Assim, as empresas juniores têm causado um grande impacto no mercado e potencializado muitos negócios de micro e grande empresários.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de empresa e quais são suas vantagens? Este é o post ideal!

A história das empresas juniores

O Movimento Empresas Júnior (MEJ) nasceu na França, no ano de 1967. E teve como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas.

Chegou ao Brasil em 1988 e logo se espalhou por todo o país de forma expressiva. Se deu devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas proporcionam.

Movimento esse que abriga, no país, mais de 600 empresas juniores, mais de 20 mil empresários juniores. A qual incluem 27 federações e mais de 11 mil projetos realizados por ano.

Coordenado pela entidade Brasil Júnior, o Movimento foi regularizado em 6 de abril de 2016 com a lei 13.267, que garante o ofício dessas empresas no país.

O que uma empresa júnior faz?

Em geral, o funcionamento de uma empresa júnior se faz através da aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos na universidade, os quais desenvolvem e realizam projetos de consultorias empresariais.

Além de prestadoras de serviços para o mercado, atuam no desenvolvimento do espírito empreendedor, crítico e analítico de seus membros. Além de incitar o espírito de liderança aos mesmos.

Membros esses que, se dedicam e entregam ao propósito do movimento empresa júnior por vontade própria. Assim impactando a sociedade em troca de, apenas, enriquecimento pessoal e capacitação profissional.

Por serem organizações sem fins-lucrativos, as receitas geradas por uma empresa júnior são aplicadas em investimentos em cursos de capacitação para os voluntários envolvidos e na sua manutenção.

Devido a isso, oferecem serviços de qualidade a um baixo custo, tornando as consultorias acessíveis para, principalmente, micro e pequenas empresas (Onde representam cerca de 27% do PIB brasileiro!).

Qualidade, essa, que se deve às empresas juniores  estarem presentes nas maiores universidades do Brasil. Devido a toda sua infraestrutura e bibliografia disponível somada a orientação de professores referência em suas profissões.

As empresas juniores também conseguem personalizar toda a sua execução, desde seus projetos ao atendimento do cliente.

Assim sendo, por quais motivos devo contratar uma empresa júnior? Temos aqui alguns motivos:

Porque devo contratar uma Empresa Júnior?

1. Preços abaixo do mercado

Por ser uma organização sem fins lucrativos, uma empresa júnior oferece um preço bem menor comparado a uma consultoria sênior e mantendo a excelência do serviço.

Valor esse, que pode chegar a ser até 75% mais barato, democratizando, assim, o acesso à projetos de qualidade e dentro da realidade dos micro e pequenos empresários brasileiros.

Assim, ao contratar uma empresa júnior, você pode alavancar o seu negócio gastando muito menos. Bem como pode investir em outros serviços que antes não cabiam no bolso.

2. Qualidade dos projetos

Os projetos das empresas juniores são totalmente personalizados. Assim sendo eles atacam as necessidades reais de seus clientes, saindo do escopo fixo para impactar diretamente nos resultados.

Além disso, possuem uma grande infraestrutura e conhecimento técnico disponibilizado pela universidade, uma vez que são polos de educação, inovação e tecnologia.

Ainda assim, contam com o apoio acadêmico de ponta. Isto é, contam com a ajuda de professores reconhecidos em pesquisas à disposição dos alunos, e orientadores com vivência na área.

Outro fator que infere na qualidade são os treinamentos e capacitações constantes dos empresários juniores. De forma a desenvolver o projeto do cliente da forma mais atual e eficiente possível.

Assim, todos os serviços realizados são com extrema responsabilidade social, uma vez que eles têm como pilar a contribuição positiva com a sociedade através de projetos de excelência.

3. Relacionamento facilitado

O foco principal das empresas juniores é a satisfação do cliente, a fim de gerar bons feedbacks e recomendações.

Por causa disso, o relacionamento com o mesmo pode ser bem flexível. Uma vez que o projeto é sempre personalizado e de acordo com as necessidades e anseios do cliente através de diversos contatos.

Essa comunicação gera uma confiança e um estreitamento das relações entre a Empresa júnior e o cliente. Dessa maneira garantindo um bom alinhamento dos objetivos e, consequentemente, um ótimo resultado final.

4. Trabalho em rede

Movimento Empresa Júnior promove a troca de experiências entre empresas juniores de diversas áreas e regiões, o que possibilita a constante troca de conhecimento.

Essa troca gera soluções mais inteligentes, eficientes e atuais para os clientes. Pois possuem contato direto com milhares de empresários juniores e, por consequência, diversos professores das mais variadas áreas.

Assim, os empresários juniores sempre estarão por dentro das inovações e conhecimentos de diversas áreas que podem impulsionar o seu empreendimento.

5. Investimento na formação acadêmica

Todo o dinheiro adquirido através dos projetos é reinvestido na estrutura da empresa e na capacitação de seus membros. A fim de capacita-los para o mercado de trabalho além de melhorar a qualidade dos projetos.

Assim sendo, ao investir em um projeto com uma dessas empresas, você estará ajudando a desenvolver os futuros profissionais.

ConsultEQ é uma empresa júnior do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia que realiza serviços de consultoria de alta qualidade nas áreas de: Segurança Industrial, Gestão Ambiental, Processos Industriais e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Contamos com preços acessíveis e equipe especializada em soluções inovadoras. E também com o auxílio de professores doutores e especializados.

O nosso time está preparado para realizar qualquer projeto previsto em nossa carta de serviços de maneira personalizada e única.

Venha impulsionar seu empreendimento!

Escrito por Artur Parreira 

 

Call to action