Desenvolvimento de produtos alimentícios,passo a passo!

Nos últimos anos, a indústria alimentícia vem surpreendendo com seu amplo crescimento devido ao grande investimento em desenvolvimento nesse setor. Além de ser uma das áreas que possui o maior potencial lucrativo em qualquer lugar do mundo.

Dentro da indústria alimentícia, é possível trabalhar com diversos produtos, por isso é necessária uma escolha precisa, dessa maneira, a empresa seleciona um público-alvo, podendo aprimorar os seus serviços e aumentar os seus lucros.

A indústria alimentícia precisa agradar um público que necessita de produtos duráveis, saudáveis e de fácil preparo. Além disto, planejar a entrega de produtos que atendam as novas demandas da sociedade por produtos que não contenham ingredientes prejudiciais à saúde e de origem certificada.

Como esse setor é movido pela competitividade, é essencial uma busca constante dos empresários por novos processos produtivos, novas embalagens, novos métodos de fabricação e distribuição, acesso a melhores matérias primas.

O desenvolvimento de novos produtos alimentícios tem um papel importante para a estratégia das empresas, sendo os elementos que permitem mudanças, implementação de estratégias e de inovações, gerando vantagens competitivas para o setor.

Alguns passos imprescindíveis para quem busca inovar no desenvolvimento de novos produtos do setor alimentício foram listados a seguir.

  1. Concepção da ideia do produto desejado, identificando oportunidades

O primeiro passo é desenvolver um conceito de um produto promissor. Para isso, é necessário empenhar-se em analisar o que o mercado está precisando e elaborar novas soluções, tendo em vista o público-alvo que se deseja conquistar.

Cada problema, cada sofrimento, cada desejo não atendido contém uma ou mais oportunidades para a criação de soluções. Conseguir observar e identificar essas oportunidades é fundamental.

Depois de ter em mente um protótipo de um produto, deve-se analisar maneiras de inovar, para atingir um diferencial nas características do produto. É vital conhecer a concorrência do mercado no qual se deseja inserir, ou seja, as empresas que já oferecem produtos semelhantes.

Assim você pode montar um planejamento estratégico para superar os concorrentes e oferecer produtos inovadores, diferenciados, atraindo a preferência dos consumidores.

É de suma importância conhecer as tendências na área do produto desejado. Por exemplo, o setor de alimentos está tendendo atualmente para o desenvolvimento de produtos mais saudáveis, através da formulação de alimentos mais naturais e benéficos para a saúde.

Porém, não se pode deixar de inovar para seguir tendências

  1. Definição do novo produto

Essa fase começa quando o conceito de produto passa pela etapa preliminar de análise do negócio e será transformado realmente em um novo produto.

A partir do momento em que uma ideia é analisada e considerada promissora, esta deve passar por um processo de análise e definição, com o objetivo de eliminar as ideias que podem ser inconvenientes para aumentar as chances de alcançar o retorno esperado.

Com uma ideia em mente, o objetivo agora é a realização de um brainstorming para avaliar os requisitos técnicos que o produto deverá atender e assim atingir uma ideia mais elaborada sobre as expectativas do produto.

Essas especificações irão servir como um guia para o desenvolvimento do produto desejado, além de ser uma referência para os testes que serão realizados.

É extremamente relevante para o processo de desenvolvimento de um novo produto estar atento às demandas e expectativas dos consumidores, sempre levando em consideração aspectos econômicos e ambientais.

  1. Avaliação da viabilidade do produto

Para desenvolver a fórmula do novo produto, é fundamental que a análise da viabilidade (tanto técnica quanto econômica) seja realizada. É neste momento que a empresa irá determinar se a ideia do produto poderá ser transformada em um produto e se tudo que foi feito até aqui tem alguma validade.

Nessa etapa também são estudadas as legislações vigentes para que o novo produto esteja de acordo com as normas.

O setor de produtos alimentícios exige que o empresário assuma um compromisso com a qualidade do que será fabricado ou processado. Por isso, uma das principais questões a serem levadas em consideração são os cuidados com a manipulação dos alimentos, que são os mais rígidos possíveis.

A viabilidade técnica é realizada de acordo com o produto final que se deseja obter, avaliando as possibilidades de formulação e maquinários necessários, além de fazer as adequações necessárias para que sejam atingidos aroma, cor, sabor, textura e aparência (embalagens e rótulos).

Tendo conhecimento de quais ingredientes serão necessários e das tecnologias envolvidas, é importante a realização da viabilidade econômica, pesquisando os preços e avaliando os fornecedores.

  1. Testes de formulação

Nesse passo o seu produto começa a tomar forma. É mais adequado fazer o uso primeiramente de uma planta piloto para fazer os primeiros testes da sua nova fórmula para que sejam avaliados os resultados obtidos.

O período de testes varia de acordo com a complexidade do produto que está sendo desenvolvido e da competência da equipe. Portanto é vital que o responsável pelo desenvolvimento do produto novo seja capacitado para tal tarefa.

É importante visualizar que para desenvolver um produto bem sucedido pode ser necessária a realização de inúmeros testes.

Existem produtos que exigem no mínimo dez testes em laboratório para que o produto final seja o alimento que encontramos nas prateleiras de supermercados.

Nessa etapa o produto passa por análises físico-químicas, microbiológicos, sensoriais, testes de prateleira (para observar o tempo de validade do produto), além de testes específicos para garantir o comportamento e a segurança da fórmula.

Uma vez realizados todos os testes e sendo estes aprovados, é preciso preparar uma estratégia de marketing para lançar o produto no mercado.

Nós da ConsultEQ, empresa júnior de Engenharia Química, realizamos consultorias na área de Engenharia para empresas, entidades e sociedade no geral.

O nosso time tem vasta experiência em desenvolvimento de novos produtos para a indústria alimentícia. Estamos prontos para ajudar você a dar início à fabricação um novo produto ou na melhoraria da qualidade de um produto que já é fabricado!

Contamos com preços acessíveis, abaixo do mercado e com uma equipe especializada em propor soluções inovadoras, com apoio dos professores da Universidade. Dispomos também do acesso às infraestruturas da Universidade.

Estamos localizados na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais.

Escrito por Marina Sakomoto

 

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