Cosméticos Orgânicos: vantagens de entrar nesse mercado

Entenda as características de um cosmético 100% orgânico!

 

Preocupadas cada vez mais em serem ecologicamente corretas, socialmente justas, e com a saúde do seu público, empresas do segmento de beleza têm apostado em produtos que englobam esses conceitos, os cosméticos orgânicos.  Para serem considerados orgânicos, os cosméticos devem ser compostos por no mínimo 95% de ingredientes orgânicos. Os outros 5% podem ser compostos por água ou outros ingredientes naturais certificados. Além disso, devem ser produzidos de forma totalmente natural, incluindo seu processamento.

 

Qual as vantagens de se produzir cosméticos orgânicos?

 

  • Processo com alto impacto ambiental e social

 

Toda empresa deve se preocupar com a maneira no qual o seu processo está impactando a sociedade. Dessa forma, os cosméticos orgânicos trazem essa “pegada” sustentável para o seu processo. Além de produzirem resíduos que não agridem o solo – já que o cultivo de suas matérias-primas é isento de agrotóxicos – o seu processo produtivo é livre da adição de qualquer tipo de aditivos artificiais, prevenindo riscos à saúde do usuário. Para sua produção, a empresa deve se atentar desde à escolha das matérias-primas, do seu armazenamento e processamento, até as instalações que serão utilizadas no processo e, por fim, com a aplicação dos seus recursos energéticos.

 

  • Investimento acessível

 

Para alcançar sucesso e alavancar um processo e produto novos no mercado, além de ser fundamental os atributos de diferenciação, deve-se estudar as possibilidades financeiras destes. O produtor que deseja abrir um negócio nessa área possui uma grande vantagem: o capital inicial necessário é baixo. Os maiores investimentos na área abrangem as ações de marketing e o desenvolvimento de novos produtos, que visam a atração e a fidelização de potenciais clientes.

 

E qual a projeção do mercado de cosméticos?

 

O mercado de produtos orgânicos, no geral, tem ganhado muita força no cenário atual.  A demanda por parte de empresas e de consumidores do mercado interno e externo cresceu muito nos últimos anos. A pequena fabricante de Botucatu, a Magia dos Aromas, distribui seus cosméticos certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) em 37 pontos no país. Pelo fato desse mercado ter um grande potencial, ele vem se mostrando cada vez mais competitivo, alertando a necessidade de produtos com diferenciais atrelados, assim, seu processo ganha destaque e valorização frente ao consumidor. Além disso, um processo certificado com selo orgânico, abre portas de atração dos consumidores que prezam pela qualidade e segurança de um produto.

 

Com uma perspectiva de crescimento para os próximos anos, o mercado de cosméticos pode ser uma opção assertiva na hora de abrir um negócio. A ConsultEQ oferece serviços na área de análise da viabilidade econômica de um processo e na formulação de novos produtos! Solicite um diagnóstico gratuito, ou entre em contato conosco por e-mail ou telefone.

 

Escrito por: Isabela Achiles

Call to action