O que é Marketing Verde e como pode ajudar a sua empresa

O Marketing Verde que também pode ser chamado como Marketing Ambiental ou Ecológico é o marketing voltado a atender clientes preocupados com o meio ambiente e com as medidas sustentáveis exigidas atualmente. Assim, foco do marketing verde é a preservação do meio ambiente exigido por lei que acompanham as empresas.

Em outras palavras,  é uma estratégia para mostrar e convencer os clientes que os produtos ou serviços oferecidos possuem um valor voltado a sustentabilidade e a benefícios ao meio ambiente, com o intuito de criar um vínculo da marca com a imagem de ecologicamente consciente.

A cultura organizacional moderna vem adotando o hábito da sustentabilidade. Isso fez com que o marketing também se adequasse a essa cultura. O marketing verde tem foco o posicionamento da empresa em relação ao meio ambiente.

Mas, porque devemos aplicar o marketing verde?

Com as mudanças no mercado as empresas tendem a se adaptar a era em que estão vivendo. Assim empresas que não reconhecem as causas em prol ao meio ambiente sentem a queda de seus consumidores, pois, os consumidores estão preferindo as empresas que são mais amigas do meio ambiente ao invés das que ainda não se adaptaram.

Existem várias maneiras de cativar clientes e impulsionar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Atualmente tem-se utilizado muito da imagem sustentável de uma empresa para agregar valor a ela. Isso se deve a difusão da consciência sustentável no meio ao público alvo do marketing.

Grandes empresas estão trabalhando para minimizar o impacto ambiental das suas próprias produções aumentando a compreensão positiva dos seus consumidores. Além disso, a médio e longo prazo esses investimentos em sustentabilidade irão trazer economia também financeira, então não perca mais tempo!

Como aplicar o marketing verde a sua empresa

Alguns atos simples já podem ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável como os litados a seguir. Porém, procurar outras empresas capazes de deixar sua empresa mais sustentável ainda é o principal.

  • Economizar água
  •  Separar os lixos de forma correta
  •  Não usar produtos poluentes
  •  Investir na reciclagem e reaproveitamento de materiais
  • Aumentar a durabilidade dos seus produtos

O Marketing Verde causa impacto

No momento atual, tem-se criado a expectativa de que as pessoas se tornaram minimamente conscientes ecologicamente e assim, optariam por um produto dentro desse padrão, de modo que agregue mais valor ao que está sendo vendido.

A empresa que decide utilizar desse tipo de marketing precisa, muito mais do que propagandas publicitárias comuns, adotar práticas e processos com valores sustentáveis. Além disso, é importante fazer a divulgação dos mesmos para que seja de conhecimento do público alvo, o baixo impacto ambiental vinculado aos produtos e serviços de tal empresa.

 

Sendo assim, a cultura ambiental e sustentável dentro de uma empresa pode trazer muitos benefícios, inclusive aumento na venda. A ConsultEQ possui grande conhecimento em gestão ambiental e pode te auxiliar a implementar a estratégia do Marketing Verde. Então entre em contato conosco agora mesmo e agente um orçamento gratuito!

Escrito por: Kellen Brunetti e Maria Paula

Call to action