Como o mapeamento de processos pode contribuir para o crescimento da sua empresa?

Como o mapeamento de processos pode contribuir para o crescimento da sua empresa?

 

O mapeamento de processos consiste na identificação e entendimento de como uma empresa funciona. Desenha-se o processo da sua empresa de uma maneira lógica para que outras pessoas possam observar e entende-lo também. Dessa forma ele é essencial, ajudando equipes focadas na melhoria deste processo a ter ideias de como melhorá-lo.

Como vou saber que estou precisando de um mapeamento de processos?

Se você possui uma indústria, já deve ter observado a dificuldade de se analisar as etapas do seu processo, e se questionado sobre as quantidades de matérias-primas utilizadas, o tempo de execução de cada etapa, a quantidade de perdas e a eficiência do seu processo em geral.  Todas essas indagações fazem sentido quando não se tem um processo mapeado. Você deve estar se perguntando agora: “como o mapeamento poderá ajudar na eficiência do meu processo de produção?

Para responder esta e diversas outras perguntas acerca de mapeamento, é preciso evidenciar as vantagens de se mapear um processo:

  1. Otimização do processo e aumento na produtividade 

Mapear seus processos permite um controle amplo do processo produtivo, uma vez que há pontos de perdas de matérias-primas e energia, e problemas de desempenho. Identificar esses pontos é essencial para a otimização do processo industrial e o aumento de sua produtividade.

O desperdício de matérias-primas, energia, trabalho e de tempo são problemas comuns em linhas de produção, há a necessidade de um arranjo na organização da produção e um maior aproveitamento da mão de obra utilizada, essas falhas se tornam facilmente de serem identificadas e passíveis de serem melhoradas quando existe este controle. Ao mapear os processos de sua indústria, acarreta na redução de custos e na melhoria do desempenho do arranjo produtivo da empresa, obtendo um processo contínuo e sem perdas.

  1. Diferencial atrativo

Com a organização do seu processo produtivo, você passa a possuir mais controle sobre ele, acarretando no ganho de conhecimento e confiança. A partir desse ponto, você obtém o poder de negociação com seu cliente, passando credibilidade e criando um diferencial frente aos concorrentes.

Se a empresa exerce uma gestão consciente de seus processos, maior é a possibilidade de inovação que surge com as transformações industriais e passa a ser necessária para explorar seu diferencial.

  1. Melhoria da qualidade do serviço

O mapeamento de processos, então, visa estabelecer a redução de custos no desenvolvimento de produtos, identifica as falhas existentes no processo, e promove um maior conhecimento deste.

Sua importância é indiscutível frente a todas as vantagens fornecidas. Você como administrador do processo, poderá conhecê-lo melhor e identificar como a organização da produção influencia nos resultados da empresa. Obtendo assim, maneiras de alcançar a evolução da sua organização e melhorar a gestão de processos.

 

Como a ConsultEQ pode te ajudar?

E aí, acha que esta tendo muita perda no seu processo? Que sua empresa esta precisando de um mapeamento? A ConsultEQ pode te ajudar a otimizar sua produção e alavancar seus resultados. Nós realizamos o mapeamento de processos com excelência! Entre em contato conosco via e-mail ([email protected]) ou através do número de telefone (34) 3239-1311 e agende uma visita gratuita! Vamos gerar valor juntos.

Escrito por: Isabela Achiles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.