Como escolher o trocador de calor certo para cada situação

Existem diversos tipos de trocadores de calor e  são muito utilizados em praticamente todos os setores industriais. Exemplos comuns são na mineração, fertilizantes, alimentos, petroquímica, utilidades ou papel e celulose. Devido à sua ampla aplicabilidade, o tipo do trocador de calor e seu modo de instalação deve ser muito bem estudado, evitando desperdícios e a má utilização do trocador.

 

Mas o que é um trocador de calor?

 

Trocadores de calor são dispositivos destinados a efetuar a troca térmica entre correntes fluidas ou gasosas de um processo. Nesse tipo de fenômeno, ocorre o aquecimento de uma corrente e o consequente resfriamento de outra. Isso pode ser desejado em processos que se almeja o controle de temperatura eficiente em suas correntes e até mesmo quando o atendimento de leis ambientais é demandado.

 

Exemplos de trocadores de calor e suas recomendações

 

Trocador de calor tipo casco e tubo: É um dos tipos de trocadores mais utilizados na indústria. Este trocador é composto de uma série de tubos envoltos por uma carcaça onde ocorre a troca térmica efetivamente. É recomendado para aplicações em alta pressão (superiores a 30 bar) e temperaturas superiores a 260 °C.

Trocador de placasÉ composto por uma série de placas finas com grande área superficial consequentemente atingindo grandes coeficientes de troca térmica. São trocadores de calor extremamente recomendados para indústrias alimentícias devido sua fácil desmontagem, manutenção e limpeza. Esse tipo de trocador é também mais eficaz que os trocadores do tipo casco e tubo.

 

Um projeto de trocador de calor mal dimensionado e a escolha equivocada do tipo certo de equipamento pode causar diversos prejuízos. Isso pode variar termos de manutenção, gasto energético, danos à matéria prima até ao uso de espaço físico excedente. Devido à complexidade que o projeto e a escolha do tipo ideal de trocador de calor para cada situação podem demandar, é fundamental que todo esse processo seja feito por profissionais capacitados e conhecedores de fenômenos de troca térmica. A ConsultEQ possui experiência em fenômenos de transporte e dimensionamento de equipamentos, temos uma equipe muito capacitada para te ajudar! Entre em contato!

Escrito por: Pedro Henrique de Morais Luz

 

Call to action