Ciclones e Hidrociclones: o que são e como escolher um?

Ciclones e Hidrociclones: Escolhendo o ideal para você!

 

De maneira geral, as tecnologias de separação são indispensáveis para o ciclo produtivo de um produto. Isto ocorre porque os atuais processos industriais geram grande quantidade de partículas sólidas (resíduos) em suspensão, os quais impactam diretamente o meio ambiente e podem gerar multas extremamente caras. Além disto, dependendo do processo, ambos os aparelhos podem ser utilizados para separar os sólidos por densidade, além de concentrá-los.

 

Afinal, o que é um ciclone e hidrociclone?

 

Hidrociclone

Os separadores ciclônicos são aparelhos industriais que permitem a extração de partículas sólidas em um escoamento de gases. São aparelhos de geometria cônica que geram no seu interior um campo centrífugo que faz com que seja coletada a maior parte das partículas sólidas no seu fundo (underflow) e os gases “limpos” na abertura superior (overflow).

Os hidrociclones tem basicamente o mesmo conceito físico dos ciclones. Entretanto, sua finalidade é a de separação de partículas sólidas em um escoamento com líquidos, e normalmente são operados em paralelos. Os hidrociclones, assim como os ciclones, são equipamentos simples, de fácil construção, operação e manutenção. Além disso, são aparelhos de separação extremamente eficazes.

 

Então, como escolher o melhor aparelho para meu processo?

 

Decidir o melhor ciclone ou hidrociclone é essencial para deixar seu processo mais autossustentável e gastar menos com seu investimento. Estes aparelhos de separação de partículas trabalham com o conceito de eficácia que se refere à fração de resíduos coletados no fundo. Esta eficácia depende de vários fatores, por exemplo:

  • Massa e volume das partículas (densidade);
  • Diâmetro central do aparelho;
  • Vazão do escoamento na entrada;
  • Ângulo da parte cônica;
  • Características do fluido utilizado;
  • Abrasividade das partículas;

Desta forma, para a escolha do melhor aparelho e modelo para o seu processo, é necessário o conhecimento e a análise de todos estes fatores para um dimensionamento correto, integrando com a elaboração de um projeto que vise gerar menos custeio, maior rendimento e, consequentemente, menor impacto socioambiental.

A ConsultEQ pode te ajudar a dimensionar o ciclone e o hidrociclone, ajustando-os ao seu processo para que se tenha uma coleta eficiente de sólidos. Então entre em contato conosco via e-mail ([email protected]) ou através do número de telefone (34) 3239-1311 e agende uma visita gratuita. Vamos gerar valor juntos!

 

Call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.