Bomba Hidráulica: qual a certa para sua necessidade?

Compreenda qual a bomba hidráulica para o seu processo!

 

O que são bombas hidráulicas? 

 

Bombas hidráulicas são máquinas geratrizes que possibilitam o bombeamento de fluidos por escoamento. Sendo uma máquina geratriz, transforma o trabalho mecânico fornecido a ela em energia hidráulica. O fluído bombeado ao longo do sistema pode se dar através do aumento de pressão, de velocidade, de elevação ou pela combinação entre diferentes formas.

Por conta da ampla variedade de bombas disponíveis, é valido afirmar que o seu uso se encaixa em vários ramos da Indústria. Além disso, destaca-se a sua utilização em irrigação, abastecimento de água, combustíveis e sistemas de refrigeração, entre outros.

Existem diferentes tipos de bombas as quais atendem a necessidades variadas como a necessidade de bombear um determinado volume, pressão do sistema, compatibilidade de fluidos, entre outros.

 

E quais os tipos de bombas hidráulicas disponíveis?

 

Encontra-se vários tipos de bomba hidráulica, mas alguns podem ser considerados os tipos principais por serem mais comumente usados:

 

  • Bombas de Engrenagem: formados por um par de engrenagens que rodam no interior de um compartimento estreito. São indicados para processos contínuos, e de pressão baixa ou fixa;
  • Bombas de Palheta: são compostas por um conjunto de palhetas constantemente ajustáveis e montadas em um eixo excêntrico dentro de um compartimento fechado. Indicadas tanto para fluxo quanto para pressões baixas ou com possibilidades de variação;
  • Bombas de Pistão: adicionam energia ao sistema fluido por meio de um pistão que atua contra um líquido confinado. Indicado para sistemas com pressão alta;

 

Portanto, para se escolher a melhor bomba, é necessário analisar todo o sistema e suas necessidades. Além de ser necessário fazer um sistema integrado com todos equipamentos a fim de se obter um processo eficiente, com menor custo de implementação (compra de equipamentos, pressão requerida para o sistema, vazão de fluxo) e menor custo de manutenção (energia elétrica, manutenção de equipamentos).

As bombas são complexos e essenciais equipamentos para uma boa performance de qualquer processo industrial. O seu mal funcionamento e a não implementação da bomba ideal, pode resultar em sério prejuízos econômicos a sua empresa. A ConsultEQ pode te ajudar no dimensionamento da bomba certa para o seu processo.

Então entre em contato conosco via e-mail ([email protected]) ou através do número de telefone (34) 3239-1311 e agende uma visita gratuita. Vamos gerar valor juntos!

Escrito por: Rafaella Macedo

 

Call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.