Passo a passo para elaborar um Plano de Negócios

Como começar?

A maior dificuldade de qualquer empreendedor, ao se abrir um negócio, é saber se o mercado consumidor absorverá o que seu produto tem para oferecer. Além disso, saber quanto investir e qual será o tempo de retorno são questões que precisam ser respondidas. Oferecer o produto certo, no momento certo e para o cliente certo são as respostas para essas questões. E é com um bom Plano de Negócios que tudo isso começa.

O que é um Plano de negócios?

O Plano de Negócios é um documento que descreve os objetivos de um empreendimento e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados. Além disso, permite identificar seus erros no papel e impedir que eles aconteçam no mercado, ou seja, diminui os riscos e as incertezas. A aplicação dessa ferramenta pode ser feita em comércios varejistas, e-commerce, marketplace, indústrias e a qualquer outro tipo de empreendimento.

Como funciona a execução?

O Plano de Negócios se segmenta em quatro grandes áreas: plano operacional, plano financeiro, análise de mercado e plano de marketing.

  1. O plano operacional é a área que se encarrega de toda a estrutura física que seu empreendimento necessita para chegar no melhor produto final. Estruturação de layout, descrição do processo, detalhamento do número de pessoas envolvidas diretamente na linha de produção e mapeamento de riscos são segmentos dessa área.
  2. O plano financeiro descreve os indicadores necessários para aprovar ou cancelar o investimento (CAPEX), o tempo de retorno (Payback), capital de giro e vários outros parâmetros.
  3. A análise de mercado é um dos itens mais importantes de qualquer Plano de Negócios. Nessa etapa é que deve ser feita a avaliação do mercado, ou seja, o estudo da viabilidade de comercialização do produto. O empreendedor precisará se preocupar não só em identificar o potencial inovador de sua ideia de acordo com a necessidade do mercado consumidor, mas investigar se existe concorrência e interesse, ou seja, demanda por aquela ideia.
  4. O plano de marketing trata-se da descrição do produto/serviço oferecido pela sua empresa. Definindo os principais itens que serão fabricados, a estrutura de comercialização, o valor, o ticket médio, as estratégias promocionais e a localização.

Quais os benefícios de ter um Plano de Negócios?

Além de ter embasamento estatístico de como anda o seu negócio, você conseguira ter um resultado a curto-médio prazo em relação ao

  1. Gerenciamento – encontrando, então soluções viáveis para algumas situações já vividas na empresa;
  2. Engajamento dos funcionários – a produtividade irá aumentar em números consideráveis;
  3. Lucro – com todo esse conjunto em bom funcionamento, a sua empresa terá um retorno financeiro facilmente comparado a situação anterior.

Onde eu encontro esse serviço?

A ConsultEQ, Soluções em Engenharia Química, pode te ajudar com um novo Plano de Negócios, sempre gerando valor para seus clientes com a qualidade reconhecida. Solicite um orçamento GRATUITO e alce voos maiores com a sua empresa.

*Escrito por Isabele Stephani e Felipe Marques.

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