A Importância do Gerenciamento de Estoque

Uma das áreas mais importantes de qualquer empresa é o estoque. Porém, fazer o gerenciamento de estoque de forma correta não é fácil. Um estoque mal gerenciado, ocasiona prejuízos desnecessários no fim do mês. Através da gestão de estoque a empresa consegue obter de um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes, imobilizando o menor capital possível e, ao mesmo tempo, oferecendo um bom serviço aos consumidores.

 

Por que a gestão de estoques é importante?

 

  • Cálculo da demanda: Uma boa gestão permitirá uma análise periódica da demanda. Sendo possível saber quais produtos são mais requisitados em diferentes épocas do ano. Assim, a empresa estará apta a suprir a demanda aumentando sua receita.
  • Corte de Gastos: Um estoque bem gerenciado permite a empresa tomar decisão mais econômicas. Por exemplo: sabendo que algum produto é mais requisitado em certa época do ano, a empresa pode comprar maior quantidade tal produto e negociando-o por um preço melhor. Outro ponto, é comprar produtos que serão totalmente consumidos no prazo de validade, evitando perdas.
  • Avaliar problemas: Uma verificação do estoque por amostragem de alguns itens. Também chamado de “Inventário Rotativo”. Aumenta as chances de serem encontrados e solucionados problemas com maior velocidade.
  • Fluidez nas Operações: Um bom gerenciamento de estoque ajuda na organização, e rapidez nas operações da empresa. Minimizando perdas e certificando que não haja contratempo nos processos.
  • Melhor Saneamento: Uma boa gerência permite uma eficácia maior na remoção de itens obsoletos. Isto é, produtos que estão próximos a data de vencimento e que não irão gerar lucro como os outros, podem ser vendidos em forma de promoção. Logo, isso liberaria mais espaço de estoque sem que haja prejuízo financeiro.

 

Por fim, a eficiência da gestão dos produtos armazenados está intimamente relacionada à administração empresarial. Caso contrário, o desempenho econômico pode ser afetado, comprometendo o lucro e prejudicando o atendimento ao cliente. Caso tenha o desejo de melhorar o gerenciamento de estoque da sua empresa, saiba que a ConsultEQ tem um amplo conhecimento nessa área. Agende uma visita gratuita que mostraremos as melhores opções para sua empresa.

Escrito por: Marcelo Costa

Call to action