A importância da análise sensorial na estreia de produtos

O desenvolvimento de novos produtos é de vital importância para a sobrevivência e o crescimento da maioria das empresas de alimentos. A elaboração desses novos produtos apresenta relação direta com as tendências de consumo do público-alvo, exigindo respostas rápidas das indústrias às mudanças no mercado consumidor. Antes do lançamento de um novo produto é importante a realização da análise sensorial.

Também chamada de testes de aceitação são indicados para quando quer se testar a aceitabilidade e qualidade de algum produto. Essa metodologia científica é frequentemente realizada com produtos alimentícios para medir e interpretar as respostas dos consumidores com base na visão, olfato, tato, paladar e outros mais.

Quais as finalidades da análise sensorial?

  • Desenvolvimento de novos produtos e novos processos de fabricação;
  • Otimização de formulações e processos;
  • Controle da qualidade de matérias-primas e produtos;
  • Estabelecimento de padrões de qualidade de matérias-primas e produtos;
  • Estudos sobre armazenamento e vida-de-prateleira;
  • Estudos de consumidor;

O que é levado em conta ao realizar os testes?

  • Características de aroma: sensações olfatórias e nasais (vanila, floral, pungente, refrectante, etc.);
  • Características de sabor: sensações olfatórias, de gosto e bucais (quente/frio, doce, amargo, adstringentel, frutoso, etc.);
  • Características de textura oral: propriedades mecânicas, geométricas e relacionadas a umidade e oleosidade.

 

O desenvolvimento de novos produtos é essencial para manutenção mercado de alimentos. Consumidores são exigentes e almejam por inovações constantes mas tudo isso com qualidade. Isso faz com que o estudo da satisfação do público antes de lançar um produto seja um fator decisivo.

Diversos fatores podem determinar a escolha dos alimentos mas a interação do produto com os sentidos humanos é fundamental. O sabor é considerado o atributo sensorial mais importante na seleção de um alimento mas vários outros fatores também são levados em consideração. Isso torna o processo mais complexo do que pode parecer. A ConsultEQ possui vasto domínio sobre testes de aceitação, garanta que o lançamento do seu produto seja um sucesso! Entre em contato conosco e agende a realização do seu teste.

Escrito por: Natállya Ferreira

Call to action