5 dicas essenciais para melhorar a gestão ambiental da sua empresa

Gestão ambiental é uma das grandes responsabilidades de um gestor de um processo de produção. Inesperadamente, para muitos, é uma atividade trabalhosa e dispendiosa. Por esse motivo, a ConsultEQ preparou algumas dicas essenciais para deixar seu empreendimento socialmente responsável e ecologicamente correto. Confira a seguir:

 

  1. Gerenciamento de Resíduos Indesejáveis

É prejudicial manter quaisquer resíduos ou contaminantes nos locais de produção. Isso porque podem ocasionar a contaminação dos locais de armazenamento. Além disso, pode propiciar aos funcionários, condições insalubres de trabalho. Nesse caso aconselhamos realizar o Gerenciamento do Resíduos Sólidos na Empresa, serviço este que podemos estar diagnosticando por meio de uma visita.

 

  1. Redução do consumo de água e energia

No meio industrial algumas maneiras de implementação de práticas que reduzem o consumo de água e energia são através de reuso, tratamento de água e investimento em equipamentos com o selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Além de garantirem preservação ambiental, dessa maneira garantem a economia financeira e valorização do seu negócio por ser uma empresa sustentável.

Saiba um pouco mais sobre o tratamento de água e efluentes, assistindo ao vídeo a seguir:

 

  1. Modificações de processo:

Realizar modificações na planta de produção não é uma decisão muito atraente. No entanto, em alguns casos, tais mudanças geram melhoria na qualidade ambiental do objeto de interesse. Um estudo de caso realizado por Ana Paula Fonseca (UFMG), em resumo, mostrou que o reuso de água numa indústria automobilística foi viabilizado após implantação de um biofiltro de carvão ativado. Saiba mais, visite:

http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/aresidua/brasil/ii-137.pdf

 

  1. Reformulação de produtos e substituição de matérias-primas:

A reformulação de um produto tem como finalidade a atração de novos clientes. Por meio de análises para possível substituição de certas matérias, cria-se a constante sensação de evolução. Como resultado, adequando os produtos as normas vigentes e, porque não, inovando!? Diferenciar-se da concorrência á algo essencial em um mercado competitivo e saturado.

 

  1. Treinamento em educação ambiental:

Instaurar uma política de educação ambiental no meio empresarial, desenvolvendo indivíduos que busquem a conservação ambiental e criem um caráter sustentável é o escopo de nosso trabalho. Decerto em um mercado cada vez mais verde, possuir uma filosofia de trabalho que se enquadre com o pensamento do cliente se torna um diferencial e fator atrativo para o seu negócio.

 

De fato, com as 5 dicas acima, sua Empresa já pode entrar no próximo mês adequados ambientalmente. Ao passo que preservar o mundo em que vivemos é um dever de todos. Ao mesmo tempo desenvolver este trabalho trará benefícios a você e sua empresa. Entre em contato com a ConsultEQ para adequar sua empresa, valorizamos o seu negócio tornando-o mais atrativo e coerente com o meio ambiente!

 

Call to action